Instituto de Oftalmologia de Assis | 10 de maio de 2016

Astigmatismo alto tem cura?

O astigmatismo é uma doença que afeta a visão, ocorrendo devido irregularidades na córnea, fazendo com que o paciente visualize a imagem com vários focos, tendo a sensação de distorção da imagem ou da imagem borrada e estremecida.

Numa córnea normal, redonda e lisa, a visão é completamente clara e distinta, mas pacientes que sofrem de astigmatismo possuem a córnea com formato ovalado, como se fosse uma bola de futebol americano. Assim, a imagem não se forma corretamente, tornando-se distorcida, seja quando a pessoa está vendo de perto ou de longe.

O astigmatismo alto tem cura através da cirurgia refrativa que pode ser feita quando o paciente atinge 21 anos, ou seja, quando seu grau de astigmatismo não irá mais se desenvolver, e pode fazer com que ele deixe de usar óculos ou lentes de contato, enxergando tudo claramente.

Sintomas do astigmatismo

Os sintomas mais comuns em casos de astigmatismo são:

  • Visão das bordas de objetos desfocadas;
  • Confusão entre letras, como H, M ou N, ou entre o 8 e o 0;
  • Não conseguir enxergar claramente linhas retas.

Ao apresentar esses sintomas o indivíduo deve procurar um oftalmologista e fazer os testes necessários, diagnosticando se possui ou não o astigmatismo para iniciar o tratamento mais adequado à sua situação.

O astigmatismo também pode surgir junto com outros problemas de visão, como hipermetropia e miopia, apresentando sintomas como vista cansada ou dores de cabeça. Quando a situação chega aos mais altos graus de astigmatismo, o paciente não consegue mais enxergar, seja de perto ou de longe.

Dependendo do grau do astigmatismo, é possível fazer a correção, mesmo que haja a combinação de astigmatismo com miopia, por exemplo, mas, segundo os médicos, cada caso mostra-se diferente, precisando se observar as condições do olho do paciente.

O astigmatismo de alto grau possui algumas restrições.  A dificuldade chega a tal ponto que nem os óculos podem corrigir. Em alguns casos, somente é possível criar uma correção através do uso de lentes de contato rígida, lentes esclerais ou gelatinosa tórica.

O astigmatismo é uma doença hereditária e, juntamente com ele, o paciente pode ter outros problemas de visão, como a miopia e a hipermetropia e, portanto, em qualquer problema que possa sentir, a pessoa precisa procurar o mais rápido possível um oftalmologista, prevenindo-se contra problemas maiores no futuro.

Como a causa é hereditária e ainda desconhecida pela medicina, acontecendo o problema em virtude da má formação da córnea, o diagnóstico em menor idade, quando ainda criança, pode melhorar a visão, fazendo com que a pessoa tenha uma vida normal.

O avanço da idade, e alguns outros problemas que possam surgir durante as fases da adolescência e vida adulta podem piorar a situação da córnea. Mesmo o simples fato de coçar os olhos constantemente pode provocar o astigmatismo, ou ele pode surgir depois de uma cirurgia de catarata.

A melhor prevenção para o astigmatismo é sempre o oftalmologista.

Astigmatismo alto tem cura?

Através de técnicas modernas, profissionais qualificados e aparelhos avançados é possível realizar a cirurgia refrativa para grau alto. É possível remover um grau alto de miopia, astigmatismo ou hipermetropia utilizando por exemplo o Excimer Laser que trás altos níveis de precisão e segurança. Outro aliado da para o astigmata é a cirurgia de implantes de Lentes Fácicas de Artisan. O mais importante é procurar um profissional oftalmologista para fazer as avaliações e indicar o melhor tratamento para o seu caso

Você também pode gostar
XIV Congresso Sul Brasileiro de Oftalmologia
+
XIV Congresso Sul Brasileiro de Oftalmologia

Dr. Victor Antunes CRM-SP 108193 / RQE 69538 do Instituto de Oftalmologia de Assis – IOA, participa entre os dias 28 a 30 de junho da décima quarta edição do ...

28 de junho de 2018
Hábito de fumar e as doenças oculares
+
Hábito de fumar e as doenças oculares

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, responsável por 63% dos óbitos relacionados às ...

19 de janeiro de 2020
O Avanço da Medicina Oftalmológica para Correção Refrativa
+
O Avanço da Medicina Oftalmológica para Correção Refrativa

No passado, problemas oculares eram vistos como um obstáculo. Afinal, pessoas que utilizavam óculos eram rotuladas com apelidos muitas vezes constrangedores. Com ...

27 de setembro de 2022