Instituto de Oftalmologia de Assis | 25 de abril de 2016

Big bubble VS Ceratocone

A região dos olhos é uma das mais delicadas do corpo humano e por isso requer cuidados que podem garantir a sua saúde. No entanto é bem possível que a região sofra com enfermidades do qual precisam ser tratadas com urgência para não prejudicar a visão e outros aspectos que estão relacionados aos olhos. O Ceratocone é  uma doença degenerativa que precisa ser bem analisada.

Ceratocone pode causar alterações na córnea de uma pessoa, sendo que a sua curvatura da córnea pode sofrer um afinamento progressivo ou um aumento considerado. Essas alterações podem ser prejudiciais pelo fato do paciente começar a sentir uma baixa acuidade visual, a pessoa passa a ter a sua percepção visual bem alterada onde é possível dizer que isso ocorre devido um aumento progressivo do astigmatismo e também da miopia.

O problema dessa doença é o fato das pessoas não notarem a sua aparição por confundirem apenas como um problema de visão caracterizado como a miopia ou o astigmatismo, sendo necessário realizar exames distintos que possam diagnosticar o ceratocone. Para solucionar esse problema a pessoa pode contar com opções terapêuticas e/ou tratamentos cirúrgicos, e é exatamente nesse ponto que surge o Big Bubble no caso,  Grande Bolha.

Big Bubble é considerado uma nova técnica de transplante que permite auxiliar no tratamento do ceratocone. Esse procedimento cirúrgico de fato está sendo considerado um dos tratamentos mais eficazes para solucionar os problemas relacionados a doenças que afetam a visão, onde ele realiza um transplante para retirar o estroma corneado a parte que se encontra doente na córnea e passa a substituí-lo por outra parte que fora doada.

Esse procedimento cirúrgico é considerado um pouco mais complexo que os outros, mas possui resultados promissores que fizeram muitos médicos acreditarem na possibilidade de solucionar problemas como o ceratocone. O Big Bubble passa a ser indicado para todos os pacientes que precisam de soluções eficazes para seu problema e que possuem uma superfície endotelial considerada saudável – que no caso, é um dos principais pré-requesitos.

Big Bubble acaba separando todas as membranas saudáveis daquelas que se encontram doentes através de uma grande bolha de ar, o que de fato é algo bem inovador no setor da oftalmologia. Sendo assim, para todos os pacientes que possuem o ceratocone, o transplante mais indicado é o Big Bubble por ser um método eficaz e que ainda permite uma recuperação mais rápida e tem menos riscos de rejeição.

Você também pode gostar
X Congresso Nacional da SBO 2019
+
X Congresso Nacional da SBO 2019

Nosso especialista em córnea Dr. Victor A. C. Antunes, esteve presente no X Congresso Nacional da SBO, que aconteceu de 04 a 06 de julho em São Paulo/SP, foi ...

12 de julho de 2019
Dr. Victor recebe prêmio de Campeão Master em Congresso
+
Dr. Victor recebe prêmio de Campeão Master em Congresso

O oftalmologista Dr. Victor Andrigheti Coronado Antunes, do IOA (Instituto de Oftalmologia de Assis), participou, no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 01 a 04 ...

15 de junho de 2016
FILHOS – Quando fazer o primeiro exame?
+
FILHOS – Quando fazer o primeiro exame?

O primeiro exame a ser realizado é o “teste do olhinho”, logo após o nascimento do bebê, onde podemos detectar quaisquer possíveis anormalidades na ...

6 de março de 2020