Caso Clínico do Dr. Victor A. C. Antunes é Premiado em Congresso Brasileiro de Oftalmologia

Compartilhar

 

O oftalmologista Dr. Victor Andrigheti Coronado Antunes, do IOA (Instituto de Oftalmologia de Assis) participou, em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 31 de maio a 03 de junho de 2017, do IX Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. Durante o Congresso, foram apresentados em grupos de especialidades, casos clínicos, onde foram premiados os melhores.

 

O trabalho ganhador apresentado pelo oftalmologista, especialista em cirurgia de catarata e refrativa, foi “Melting Infeccioso de Córnea com Descolamento de Coróide”.

 

“O caso que fomos premiados, foi de um paciente que apresentava uma úlcera corneana perfurada com uma grave infecção e descolamento de coróide, um caso que normalmente evoluiria para prótese ocular. Por mais complexo que seja o caso, não devemos desistir, fizemos o transplante de córnea à quente, depois várias injeções de visco elástico para colar a coróide, após a cirurgia de catarata. Devido aos múltiplos procedimentos a córnea necessitou ser substituída novamente, optamos pela técnica de transplante endotelial (DMEK) sob o transplante já realizado. Salvamos o olho do paciente que recuperou a visão de forma bastante satisfatória, um caso que começou com grande luta mas acabou com bastante sucesso. Só tenho a agradecer oportunidade que a sociedade dá a todos nós oftalmologistas de compartilharmos experiências de nosso dia a dia.”, segundo Dr. Victor Antunes.

 

 

 

O Congresso

Excelência científica e um clima familiar e amigável são as características do Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. De dois em dois anos, este grande encontro da Oftalmologia nacional reúne médicos renomados, sendo o principal evento da especialidade Catarata e Cirurgia Refrativa.

O encontro visa congregar oftalmologistas, ampliar o estudo e acompanhar o desenvolvimento de todos os aspectos técnicos e científicos inerentes à cirurgia de catarata, aos implantes intra-oculares e da cirurgia refrativa, propagando-os aos oftalmologistas e estendendo seus benefícios à comunidade.

Dr. Victor além de apresentar vários trabalhos neste Congresso, foi instrutor de Wet Lab, onde apresentou aula teórico/prática sobre implantes de lentes Sulcoflex na cirurgia de catarata e implantes de lentes intra-oculares de Artisan/Artiflex para alta miopia.

 

Dr. Victor como instrutor de Wet Lab, onde apresentou aula teórico/prática.

 

Dr. Victor como instrutor de Wet Lab, onde apresentou aula teórico/prática.

 

Agradecimentos

Dr. Victor gostaria de fazer um agradecimento especial a sua esposa, Dra. Paula, e a seus filhos, João Victor e Zita Maria, que o apoiam na dedicação de seu trabalho, a seu pai, Dr. Valcir Coronado Antunes, que, além de um grande professor na oftalmologia, é um grande pai. Também à sua irmã, Dra. Juliana Antunes, sua companheira de trabalho do dia a dia. A seu tio, Dr. Eduardo Andreghetti, que o incentiva e o apoia nas pesquisas científicas, e é um grande amigo. Além de todos os integrantes da equipe do IOA, pois sem eles jamais poderia realizar o atendimento de qualidade e humanizado que é prestado pelo Instituto de Oftalmologia de Assis.

 

Dr. Victor A. C. Antunes e Dr. Valcir Antunes já se preparam para o Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa 2018


Vídeos ver todos