Ceratocone e a forma de ver o mundo

Compartilhar

 

Como será a forma de uma pessoa com ceratocone ver o mundo? É o que veremos nesse artigo.

ceratocone e a forma de ver o mundo

 

Primeiros sintomas do ceratocone

Os primeiros sinais de ceratocone geralmente são visão turva e frequentes mudanças na prescrição do grau do olho, ou seja, visão que não pode ser corrigido com óculos. Os sintomas do ceratocone geralmente começam na adolescência ou início dos vinte anos, mas podem começar a qualquer momento.

Forma de ver o mundo para quem tem ceratocone

As pessoas que tem ceratocone conseguem ver o mundo da seguinte forma:

  • O aumento da sensibilidade à luz, levando a uma dificuldade dirigir à noite;
  • Um halo de luzes em torno dos olhos (especialmente à noite);
  • Pressão no olho;
  • Dores de cabeça e dor ocular geral;
  • Irritação ocular, atrito excessivo nos olhos.

O Ceratocone, especialmente nas fases iniciais pode ser difícil de diagnosticar e todos os sintomas acima poderiam estar associados com outros problemas oculares.

Ceratocone exige um diagnóstico de um médico oftalmologista bem treinado e competente não só em reconhecer os sintomas, mas também observando os sinais da doença através de medição direta, assim como inspeções da córnea em um nível microscópico usando uma lente especializada, e baseando-se principalmente na forma como o paciente descreve que ver o mundo.

 

Ceratocone Diagnóstico e Tratamento

O ceratocone pode geralmente ser diagnosticado com um exame de lâmpada especializada. Os sinais clássicos de ceratocone que o médico vai ver ao examinar seus olhos incluem:

  • Afinamento corneano;
  • Anel de Fleischer (um anel colorido em torno do cone do olho);
  • Estrias (linhas de tensão causadas por afinamento da córnea);
  • Cicatriz apical (cicatrizes no vértice do cone);

O médico também irá medir a curvatura da córnea. Isto é feito por:

Ceratometria: um instrumento que brilha em um padrão de luz na córnea. A forma da reflexão do padrão informa o médico o quanto o olho é curvo.

Topografia corneana: um instrumento informatizado que faz mapas tridimensionais da córnea.

Veremos agora um dos principais problemas de como a pessoa com ceratocone ver o mundo

A topografia da córnea tem facilitado o diagnóstico de ceratocone, ajudando a estabelecer o diagnóstico precoce, e diferenciando a doença de outras condições.

  • Fotofobia (sensibilidade à luz)

Fotofobia, ou sensibilidade à luz, é uma intolerância à luz, e é uma das formas como os pacientes com ceratocone vêm o mundo. Tais como a luz solar, luz fluorescente e incandescente tudo pode causar desconforto, juntamente com a necessidade de esfregar ou fechar os olhos. Dores de cabeça também podem acompanhar a sensibilidade à luz.

Pessoas sensíveis à luz, por vezes, são incomodadas apenas pela luz brilhante. Em casos extremos, no entanto, qualquer luz pode ser irritante.

O que causa fotofobia?

Fotofobia não é uma doença ocular, mas um sintoma de muitas doenças, tais como infecção ou inflamação que podem irritar os olhos e um sintoma do ceratocone.

Sensibilidade à luz também pode ser um sintoma de doenças subjacentes que não afetam diretamente os olhos, tais como doenças causadas por vírus ou fortes dores de cabeça ou enxaqueca.

Outras causas comuns de fotofobia incluem abrasão da córnea, uveíte e distúrbio do sistema nervoso central, tais como meningite. Sensibilidade à luz também está associada a um descolamento de retina,

Tratamento fotofobia

O melhor tratamento para a sensibilidade à luz no caso de ceratocone é tratar a causa subjacente. Uma vez que o fator de desencadeamento for tratado, a fotofobia pode desaparecer em alguns casos.

 

Considerações finais

A forma de ver o mundo do paciente com ceratocone pode influenciar muito na sua vida tanto profissional, quanto social. Apesar dos tratamentos amenizarem de certa forma esses problemas, o paciente ainda tem muitas dificuldades para conseguir ser totalmente independente, principalmente à noite com os halos, a fotofobia, a pressão no olho, e as dores de cabeça constantes.


Vídeos ver todos