Instituto de Oftalmologia de Assis | 19 de dezembro de 2016

O que você deve saber sobre a Cirurgia Refrativa a Laser

A cirurgia refrativa a laser é o procedimento que tem como objetivo corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) para reduzir ou eliminar a necessidade do uso de óculos e lentes de contato. A cirurgia pode ser feita pela aplicação de diferentes técnicas cirúrgicas. As mais utilizadas são o LASIK e o PRK.

O que é o LASIK?

O LASIK é a técnica mais utilizada no mundo para correção de graus a laser, tanto para miopia, quanto hipermetropia, astigmatismo, e alguns casos de presbiopia. É realizado um corte ultrafino na camada anterior da córnea, o que permite a aplicação do laser na sua camada interna. Sendo assim, há menor superfície a cicatrizar, menos desconforto no pós operatório e a recuperação visual costuma ser rápida.

O que é o PRK?

No PRK a correção do grau é realizado através da aplicação do laser na superfície da córnea. Este tratamento é indicado para pacientes que tem córneas mais finas, assimétricas ou são pacientes em geral mais jovens. É uma técnica muito segura, porém a recuperação visual é mais lenta. No pós operatório é fundamental evitar a exposição dos olhos ao sol por um período de 1 ano após a cirurgia.

Eu sentirei dor na cirurgia refrativa?

Independente da técnica cirúrgica (LASIK ou PRK), a maioria dos pacientes relata somente certo desconforto, às vezes uma sensação de areia nos olhos e lacrimejamento, que desaparecerá rapidamente. No PRK o desconforto pós-operatório é, normalmente, maior que no LASIK. Alerta-se que é de extrema importância utilizar os medicamentos de acordo com a prescrição médica.

Quais os benefícios da cirurgia a laser?

• Mais conforto;

• Não há necessidade de tampão ou curativo;

• Não há necessidade de pontos;

• Anestesia com colírio;

• Não há necessidade de internação;

• A duração média da cirurgia é de 15 minutos, mas a aplicação do laser é somente alguns segundos, de acordo com o grau a ser tratado;

• A pessoa poderá trabalhar no dia seguinte à cirurgia, dependendo das condições do ambiente de trabalho (sem poluição) e se sentir apta às atividades. Há casos em que óculos ou lentes de contato continuam sendo o melhor recurso. Em torno de 5% dos casos pode haver grau residual, que necessita nova aplicação de laser.

Qual é o preço da cirurgia refrativa?

Para consultar o valor da cirurgia refrativa e condições de pagamento, entre em contato pelo whatsapp (18) 99820-1427.

Em quanto tempo eu volto as atividades normais?

As suas atividades normais podem iniciar no dia seguinte a Cirurgia, porém, quando se trata de trabalhar, isso depende muito do seu ambiente de trabalho.

Que tipo de anestesia é usada?

A anestesia é tópica, feita só com quatro gotas de colírio poucos minutos antes da cirurgia.

A cirurgia oferece algum risco?

É importante o paciente saber que todo procedimento cirúrgico tem risco. Porém no caso da cirurgia a laser o grau de risco é extremamente baixo. O equipamento de laser tem recursos tecnológicos que o tornam um dos mais seguros e precisos da atualidade.

É possível fazer a cirurgia refrativa pelo convênio?

Sim. O Instituto de Oftalmologia tem convênios com diversos planos de saúde, dentre eles, Unimed, Bradesco Saúde, Cassi, Sul América, Amil, Saúde Caixa, Caasp, Gama Saúde, Postal Saúde, Vale Saúde, Sabesprev, Economus, Cabesp e Funcesp. Cada plano tem um política própria para autorização de consultas, exames e cirurgias. Com dúvidas, entre em contato com a sua operadora.

Qual a localização do centro de laser?

O Laser Center está localizado na cidade de Assis, São Paulo, integrado ao Instituto de Oftalmologia de Assis, na rua Mauá, 91 no centro da cidade.

O que são as lentes fácicas para altos graus?

As lentes fácicas deartisãn ou artiflex são implantadas nos olhos, fixadas na íris (cor dos olhos), com objetivo de corrigir Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo quando a cirurgia refrativa a laser não pode ser realizada. Isso geralmente ocorre em graus mais altos e córneas mais finas.

Pós Implante de Lentes Fácicas Artiflex

Essas lentes possibilitam correção de aproximadamente 20 graus de miopia, 10 graus de hipermetropia e 7 graus de astigmatismo. A cirurgia é realizada com anestesia local, não havendo necessidade de internação e a recuperação visual inicia-se já nas primeiras 24 horas.

Você também pode gostar
A Evolução dos Implantes Suplementares na Cirurgia de Catarata
+
A Evolução dos Implantes Suplementares na Cirurgia de Catarata

“A primeira LIO suplementar trifocal do mundo pode ser usada em procedimentos de cataratas de rotina (DUET) ou em pseudofáquicos para a correção da presbiopia. ...

12 de março de 2024
Como se preparar para Cirugia Refrativa a Laser (LASIK)?
+
Como se preparar para Cirugia Refrativa a Laser (LASIK)?

Um guia de informações para o paciente se preparar para a cirurgia refrativa. Para se ter uma visão clara e nítida, os raios de luz devem incidir corretamente ...

29 de março de 2017
Cirurgia de Catarata em Pacientes com DMRI
+
Cirurgia de Catarata em Pacientes com DMRI

A degeneração macular relacionada a idade – DMRI – e a catarata são as duas principais causas de baixa visual em população idosa em todo o mundo. As duas ...

9 de março de 2023