Implante de Lentes Intraoculares Fácicas Artisan e Artiflex

Compartilhar

 

 

O grande avanço tecnológico dos últimos anos tem permitido correções cada vez mais precisas de altos graus de miopia e hipermetropia.

 

O implante de lente intra-ocular de Artisan/Artiflex oferece resultados muito superiores à cirurgia com Excimer Laser para graus altos graus de miopia e hipermetropia, pois proporciona uma qualidade melhor de visão.

 

Esta cirurgia é realizada na Europa desde 1975, e tem sido a primeira opção para correção de altos graus de miopia e hipermetropia. A lente de Artisan/Artiflex é fabricada na Holanda dentro dos mais rígidos critérios de controle de qualidade, tanto é que o índice de complicações é extremamente pequeno, e é a lente mais utilizada no mundo todo para este procedimento.

 

A cirurgia é realizada com anestesia local, em regime ambulatorial, ou seja, sem a necessidade de internação hospitalar, o que reduz muito o risco de complicações, como por exemplo, a infecção hospitalar.

 

A cirurgia é absolutamente indolor, tendo duração média de 20 a 30 minutos, e recuperação pós-operatória também indolor. A recuperação da visão é lenta, demorando ao redor de 30 dias para a estabilização da cicatrização e verificação do grau residual, quando então os pontos serão removidos se necessário.

 

O implante da lente intra-ocular costuma corrigir de 80% a 90% do grau, e, dependendo do grau residual, há a possibilidade da realização da correção do mesmo com Excimer Laser 3 meses após o implante da lente de Artisan/Artiflex.

 

O índice de complicações é muito baixo (menor que 1%), tais como hipertensão ocular transitória, edema de córnea, infecção pós-operatória, deslocamento da lente intra-ocular, e catarata.

 

 

lentes_artisan-e-artiflex

 

O que são as lentes fácicas de Artisan/Artiflex?

O Implante da Lente Artisan/Artiflex, aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), é indicado para casos de alto grau de miopia ou hipermetropia ou ainda para os casos em que a cirurgia a laser foi contra indicada seja por espessura, por curvatura ou grau elevado. As lentes Artisan/Artiflex são lentes de contato pequenas e ultra-finas. A lente Artisan/Artiflex é ligada à íris com dois clipes minúsculos. Uma vez implantado, a lente fica permanentemente no olho. Há duas modalidades de LIO: as que são implantadas no lugar do cristalino – a lente natural do olho – no tratamento da catarata e as implantadas à frente do cristalino, mantendo-o em sua posição, denominadas lentes fácicas.

 

 

 

Ilustração da fixação da lente na íris

 

Por que na Íris?

A íris é o tecido mais “resistente” dentro do olho – atualmente, vários oftalmologistas cortam o tecido da íris para reduzir o glaucoma, e, ainda mais comumente, os oftalmologistas estendem a íris durante a cirurgia de catarata para melhorar a visualização. A íris é um tecido resiliente.

Tecidos pigmentados, por natureza, são geralmente considerados “resistentes”- pense na casca de um tronco de árvore – ela é o “tecido” externo mais resistente da árvore, que protege a “polpa branca” interna da árvore. O tecido pigmentado, por natureza, é geralmente de longa duração e resiliente.

Quando morremos e começamos a nos decompor, a íris é o tecido que se mantém por mais tempo no olho.

 

 

Pós Implante de Lente Artisan

 

Por que optar por um implante de Lente Artisan/Artiflex?

  • O tratamento é reversível: No caso improvável de uma complicação médica, a lente artificial pode ser removida, deixando o olho em seu estado original. Essas lentes são implantadas atrás da córnea, anteriormente ao cristalino (sem necessidade de pontos ou remoção do cristalino).
  • Excelente acuidade visual: Com a lente Artisan/Artiflex, na maioria dos casos, é padrão excelente acuidade visual, a córnea central permanece intacta.
  • Seguro e eficaz: O tratamento é seguro, a lente Artisan/Artiflex é implantada há mais de 25 anos. Estudos extensivos mostraram que a lente é segura e eficaz, também em pacientes tratados há muitos anos atrás.
  • O implante de Artisan/Artiflex é indicado para pacientes que apresentam:
  1. Córneas finas;
  2. Córneas irregulares;
  3. Alta Miopia (de -3D a -23D);
  4. Alta Hipermetropia (de +1D a +12D)
  5. A Lente Artisan tórica pode ser utilizada em graus elevados de astigmatismo, que necessitam de correção.

 

 

 

 

Artiflex® – Miopia

A Lente Artiflex possui um corpo de lente  flexível, desta forma permite a realização de uma pequena incisão. A lente também oferece previsibilidade e recuperação mais rápida.

 

Características e Benefícios Artiflex®

• Fixação na Íris;

• Um único tamanho para todos os olhos;

• Pequena incisão 3.2mm (dobramento e desdobramento controlado);

• Tratamento reversível;

• Design de borda asférica;

• Design seguro aos Tecidos Vitais;

• Zona óptica de 6.0mm.

Dimetropias: -2.0 D a -14.5 D (em incrementos de 0.5 D)

 

Como é feito o implante de Lente Artiflex?

Sob anestesia local, a lente Artiflex é implantada através de uma incisão de 3.2 mm na extremidade da córnea.

A lente é composta por uma parte óptica e uma parte háptica. A parte óptica contém a correção visual; parte que faz você ver melhor. A parte háptica é constituída por dois grampos, um em cada lado da lente. Este clipe contém uma pequena abertura; com o uso de um instrumento pequeno, desenvolvido especialmente para isso, uma dobra minúscula de tecido da íris é fixada entre os grampos. Uma vez que a lente é montada com comodidade e segurança a parte principal do processo é concluído, a pequena incisão fecha sozinha. A cirurgia demora cerca de 20 minutos e não exige internação.

cirurgia_artiflex

implente_artiflex

Pós Implante de Lentes Fácicas Artiflex

 

 Assista a cirurgia de implante de lentes intra-oculares Artiflex:

 

Artisan® – Miopia e Hipermetropia

A Lente Artisan foi aprovada no teste do tempo por atender a necessidade daqueles que buscam uma solução previsível e estável para a correção cirúrgica  de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

 

Características e Benefícios Artisan®

• Fixação na Íris;

• Tratamento reversível;

• Previsível, confiável, estável e versátil;

• Design seguro aos Tecidos Vitais;

• Dois tamanhos de zona óptica;

• Segurança em longo prazo.

• Possibilidade de ajuste do resultado óptico final, através de tratamento a laser.

Dimetropias:

MIOPIA_Zona óptica 5.0 mm: -1.0 D a -23.5 D (em incrementos de 0.5 D)

MIOPIA_Zona óptica 6.0 mm: -1.0 D a -15.5 D (em incrementos de 0.5 D)

HIPERMETROPIA_Zona óptica 5.0 mm: +1.0 D a +12 D (em incrementos de 0.5 D)

 

Como é feito o implante de Lente Artisan?

Sob anestesia local, a lente Artisan é implantada através de uma incisão de 5.2 mm na extremidade da córnea.

A lente é composta por uma parte óptica e uma parte háptica. A parte óptica contém a correção visual; parte que faz você ver melhor. A parte háptica é constituída por dois grampos, um em cada lado da lente. Este clipe contém uma pequena abertura; com o uso de um instrumento pequeno, desenvolvido especialmente para isso, uma dobra minúscula de tecido da íris é fixada entre os grampos. Uma vez que a lente é montada com comodidade e segurança a parte principal do processo é concluído, a pequena incisão é suturada subsequentemente. A cirurgia demora cerca de 20 minutos e não exige internação.

cirurgia-artisan

Pós Implante de Lente Artisan

Pós Implante de Lente Fácicas Artisan

 

 

O Tratamento

Assim como em todos os procedimentos, são necessários exames diagnósticos e um extenso planejamento antes que o tratamento seja realizado.

O implante da Lente Artisan/Artiflex é feito pelo médico especialista do IOA, Dr. Victor A. C. Antunes no centro cirúrgico e leva aproximadamente de 20 a 30 minutos. Somente gotas de colírio são utilizadas para a anestesia do olho e esse é um processo indolor. Também é usado um colírio para contrair a pupila.

 

 

Cuidados no pré-operatório

• Pingue o colírio de acordo com a receita médica.

• Caso use lentes de contato, retire as lentes no dia anterior à cirurgia.

• Compareça ao Centro Cirúrgico com acompanhante.

 

Cuidados no pós-operatório

• Use os colírios prescritos conforme orientação médica.

• Durante 1 mês após a cirurgia você deve evitar: coçar os olhos, esportes com bola, esforços físicos, entrar em piscina ou mar, e maquiagem ao redor dos olhos.

• É extremamente raro dor após a cirurgia. Caso sinta um desconforto maior, tome qualquer analgésico que esteja acostumado.

 

 

 

Dr. Victor além de apresentar vários trabalhos no IX Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, em junho de 2017, foi instrutor de Wet Lab, onde apresentou aula teórico/prática sobre implantes de lentes intra-oculares Artisan/Artiflex para alta miopia.

 

 

 

Saiba mais detalhes da Cirurgia para Altos Míopes, baixe o nosso pdf preparado especialmente para você:

baixar ebook

 

 

O Instituto de Oftalmologia de Assis segue as determinações do Manual de Publicidade Médica descritas no Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1974/11). Se você observou algum item que não esteja de acordo com o manual, por favor, clique para informar o problema.