Como evitar o ceratocone? A doença tem prevenção?

Compartilhar

 

Você quer saber como evitar ou fazer uma prevenção da doença chamada ceratocone? Confira no post de hoje! Iremos aclarar o que é e como evitá-la. Confira.

 

 

Como evitar o ceratocone

 

Mas afinal, o que é ceratocone?

O ceratocone significa córnea em forma de cone, é uma doença em que a córnea se dilui lentamente se sobressaindo para frente. Ao longo do tempo, a forma da córnea central é alterada de uma esfera para semelhança de um cone. Esta deformação progressiva da córnea pode provocar elevados graus de astigmatismo que não podem ser facilmente melhorados por óculos ou lentes de contato. Ocasionalmente, o revestimento interior da córnea, rompe resultando em edema agudo da córnea e diminuição rápida da visão. Quando este inchaço é resolvido, uma cicatriz pode permanecer no centro da córnea, causando permanentemente a diminuição da visão.

 

Prevenção de ceratocone

À medida que a causa exata do ceratocone não é bem compreendida, não há maneira de evitar que a doença ocorra. Evitar coçar os olhos frequentemente e de forma agressiva, no entanto, é provavelmente aconselhável, pois pode acelerar o desenvolvimento ou a progressão do ceratocone em algumas pessoas. Exames regulares, no entanto, podem ajudar a identificar ceratocone inicial e corrigir eventuais complicações da doença antes que a pessoa se torne visualmente incapacitante

 

 

Causa de ceratocone

A causa do ceratocone é desconhecida, mas é provavelmente devida a muitos fatores diferentes. Como muitas doenças, uma susceptibilidade para ceratocone é herdada dos pais. No entanto, muitas pessoas não têm membros da família que também possuam uma história do ceratocone. Isto pode ser devido a esses membros da família, serem mais saudáveis, ou devido a eles terem formas muito leves de ceratocone que não progridem. Os cientistas estão tentando determinar o papel exato que a genética desempenha no processo da doença de ceratocone.

 

Os sintomas do Ceratocone

Ceratocone é uma doença tipicamente de pessoas mais jovens. Os primeiros sintomas do ceratocone são percebidos na adolescência em torno de vinte anos. Nessa idade, uma pessoa pode perceber que sua visão está piorando.  Uma visita ao médico pode revelar que a sua prescrição de óculos está mudando constantemente, e o astigmatismo do olho está aumentando gradualmente. Como uma pessoa envelhece, a doença tende a piorar, exigindo várias alterações ou o uso de lentes de contato rígidas para corrigir a visão. Alguns pacientes também sofrem episódios agudos edema da córnea, que normalmente resolvem em questão de semanas.

 

Exame para Ceratocone

Para determinar se você tem ceratocone, o seu oftalmologista irá realizar uma avaliação do olho. Sua acuidade visual será medida. Outros testes de geralmente podem incluir a medição da pressão do olho, teste da pupila, uma verificação de visão periférica e testes de amplitude de movimento dos músculos do olho.

 

Considerações finais

Muitas pessoas com ceratocone sofrem apenas de formas leves da doença e podem ser facilmente tratadas com óculos e / ou lentes de contato gelatinosas. Alguns pacientes, no entanto, vão precisar do uso permanente de lentes de contato esclerais durante suas vidas, a fim de ter uma visão clara. Cerca de 20% dos pacientes com ceratocone, no entanto, vão precisar de um transplante de córnea para ajudar a restaurar a sua visão em algum momento de suas vidas. Infelizmente até o momento não há uma maneira eficiente de evitar ou prevenir o ceratocone.

 

 

Saiba mais sobre o ceratocone, baixe agora pdf completo sobre a doença:

 

Agende uma avaliação:


Vídeos ver todos