Retinopatia Diabética

O que é Retinopatia Diabética?

Retinopatia diabética é uma complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina. Apenas lembrando que a retina é uma membrana que recobre a face interna do olho e que contém as células capazes de captar os sinais luminosos.

retinopatia diabética

Quais são as causas da Retinopatia Diabética?

A principal causa da Retinopatia Diabética é o excesso prolongado de açucar no sangue. A Retinopatia Diabética não está ligada necessariamente à idade e portanto pode ocorrer em crianças, jovens, adultos e idosos. A principal relação da doença é com a má alimentação e falta de exercícios físicos. De acordo com matéria publicada no Correios Braziliense 40% das pessoas com diabetes podem ter Retinopatia Diabética.

Quais os sintomas da Retinopatia Diabética?

Os sintomas iniciais da Retinopatia Diabética são embaçamentos da visão que podem evoluir para a perda total ou parcial da mesma. Outros sintomas são a ocorrência de um edema macular ou um sangramento do globo ocular.

Como prevenir a Retinopatia Diabética?

A principal maneira de prevenir a Retinopatia Diabética é manter hábitos de vida saudáveis como alimentação balanceada e prática de  exercícios físicos feita de forma regular. Para prevenir que a doença ocorra deve-se ter cuidado com hiperglicemia, hipertensão, obesidade, sedentarismo, tabagismo e excesso de álcool.

Diagnóstico e Exame da Retinopatia Diabética

Para diagnosticar a Retinopatia Diabética é feito o exame de fundo olho (OCT – tomografia de coerência ótica, em inglês). Este exame deve ser realizado por um oftalmologista especializado em retina pois somente este profissional poderá detectar qualquer anomalia que haja na retina.

Tratamento da Retinopatia Diabética

O Tratamento da Retinopatia Diabética vai variar de acordo com o grau da doença do paciente. Basicamente pode-se fazer o tratamento da Retinopatia Diabética através de medicamentos ou cirurgia a laser, mas a prevenção ainda é a melhor escolha. Leia mais sobre Tratamento da Retinopatia Diabética.

Cirurgia para Retinopatia Diabética

Como dito acima, podem haver casos em que seja necessário realizar a Cirurgia para Retinopatia Diabética. O oftalmologista deve fazer uma análise individual de cada paciente e então decidir conjuntamente se a melhor opção é o tratamento através de medicamentos ou realizar a Cirurgia para Retinopatia Diabética. Leias mais sobre a Cirurgia da Retinopatia Diabética.