O que é Edema Macular Diabético?

Compartilhar

 

 

O edema macular diabético é a maior causa de perda de visão em indivíduos com diabetes mellitus, aproximadamente 7% dos pacientes com diabetes ao redor do mundo sofrem com edema macular diabético.

 

O diabetes é um problema causado pela forma como o seu corpo utiliza os açúcares (glicose), resultando em níveis elevados de açúcar no sangue. Ao longo do tempo, o nível elevado de açúcar no sangue pode danificar pequenos vasos sanguíneos do olho, levando à inflamação. O derrame de fluido destes vasos sanguíneos pode resultar em acúmulo de líquido na parte central da retina (mácula), que chamamos de edema macular diabético (EMD).

 

A imagem mostra a anatomia do olho. Destaca a área do EMD e a localização do tratamento. O corte transversal representa o edema da mácula devido ao EMD.

 

Primeira alterações:

  • Visão central embaçada e/ou dupla (pode variar entre leve e grave)
  • Sensibilidade alterada ao contraste
  • Fotofobia (sensibilidade aumentada à luz)
  • Mudança na visualização de cores
  • Alteração no campo de visão, manchas, também chamados de escotomas

 

Edema macular:

À medida que a doença progride com o tempo, forma-se o inchaço (edema) na retina por causa do acúmulo de líquidos e proteínas no local. Há risco de hemorragias e, caso ocorra demora na realização do tratamento, há possibilidade de danos irreversíveis na retina.

 

Fatores de risco e diagnósticos:

No início, a doença não apresenta nenhum sintoma e o paciente pode não perceber alterações na visão. As complicações tornam-se mais sérias com o passar do tempo e, se não for diagnosticada e tratada da forma adequada, pode levar à perda irreversível da visão.

 

Por isso, todo paciente diabético deve ser submetido a exame de mapeamento de retina regularmente e ficar atento aos fatores de risco que podem desencadear a doença, como idade avançada e sedentarismo, além de outras patologias como a hipertensão e, principalmente, o controle metabólico sistêmico do diabetes.

 

O diagnóstico é comum quando a doença já prejudicou a visão do paciente, por isso é importante que até mesmo as pessoas que não apresentem os sintomas de edema macular diabético façam acompanhamento oftalmológico regularmente, pois o edema pode ser descoberto em um simples exame de rotina.

 

 

13,4 milhões de diabéticos – 50% dos diabéticos não sabem que possuem a doença.

Brasil é o 4˚ país com maior número de portadores de diabetes no mundo – 40% dos diabéticos sofrem de alteração oftalmológicas.

 

 

Dúvidas entre em contato conosco pelo whatsapp: (18) 99820-1427

ou agende uma consulta com o especialista:

 


Vídeos ver todos