Miopia alta tem cura?

Compartilhar

 

Se você tem miopia, provavelmente já se perguntou se há uma cura, ou pelo menos algo que possa ser feito para retardar sua progressão para que você não precise de óculos mais fortes ou lentes de contato durante vários anos. Mas será que miopia ala tem cura?   É o que veremos nesse artigo.

 

Como é feito o controle da miopia?

Os especialistas e pesquisadores da área, através de uma série de estudos recentes sugeriram que pode de fato ser possível, pelo menos um controle da miopia, retardando sua progressão na infância e na adolescência.

Embora uma cura definitiva para a miopia alta, até o momento ainda não tenha sido descoberta, o oftalmologista pode oferecer vários tratamentos que podem ser capazes de retardar a progressão da miopia.

Estes tratamentos podem induzir alterações na estrutura e na focagem do olho, para reduzir o estresse e a fadiga associada com o desenvolvimento e progressão da miopia.

Tipos de tratamento para miopia.

Atualmente, existem quatro tipos de tratamento que não cura, mas prometem controlar a miopia alta são eles:

  • Gotas oculares atropina
  • Lentes de contato multifocais
  • * Orthokeratologia (“orto-k”)

Veremos agora um resumo de cada um destes tratamentos e da recente pesquisa de controle da miopia alta, mas não de sua cura:

 

Colírio de Atropina

As gotas oculares de atropina têm sido utilizadas para o controle de miopia durante muitos anos, com resultados eficazes em curto prazo. Porém, o uso destes colírios também tem algumas desvantagens, dentre algumas:

Em quase metade das pessoas míopes foi prescrita Atropina para o controle Miopia alta. Um estudo revelou que em alguns países os oftalmologistas prescrevem de forma regular colírio de atropina para pessoas míopes na esperança de que o tratamento possa retardar a progressão desse problema na infância.

No entanto, a atropina tópica é um medicamento utilizado para dilatar a pupila e para temporariamente paralisar e relaxar o mecanismo de focalização dos olhos.

A Atropina normalmente não é usada para exames oftalmológicos de rotina, porque suas ações são de longa duração e podem levar uma semana ou mais para seu efeito acabar.

Os resultados de estudos de atropina como colírio para controlar a progressão da miopia têm sido impressionantes, pelo menos para o primeiro ano de tratamento. No entanto uma pesquisa adicional demonstrou que o efeito de controle da miopia alta feita pela atropina não continua após o primeiro ano de tratamento, e que o uso em curto prazo dessa substância não pode nem promover a cura, nem controlar a miopia alta significativamente no longo prazo.

Outras desvantagens do tratamento de atropina incluem desconforto e sensibilidade à luz com a dilatação da pupila prolongada, visão turva de perto.

 

Orthokeratologia (“orto-K”)

Orthokeratologia é o uso de lentes de contato de gás-permeáveis especialmente concebidos para serem usadas durante o sono à noite, contribuindo temporariamente para a correção da miopia alta e outros problemas de visão.

Mas, alguns médicos também utilizam as lentes “orto-k” para controlar progressão da miopia nos seres humanos. Evidências sugerem que as crianças míopes que se submetem há vários anos de orthokeratologia podem diminuir o grau de miopia quando chegam à fase adulta, em comparação com as crianças que usaram óculos ou lentes de contato regulares durante anos sem nenhum tipo de regressão da miopia alta.

 

Lentes de contato multifocais

As lentes de contatos Multifocais são lentes especiais que possuem diferentes poderes em diferentes zonas da lente para corrigir a presbiopia, bem como miopia alta ou hipermetropia (com ou sem astigmatismo).

No entanto, os pesquisadores e oftalmologistas estão descobrindo que lentes de contato gelatinosas multifocais convencionais ou modificadas também são ferramentas eficazes para o controle da miopia alta, mas não para sua cura completa.

Considerações finais

A opinião partilhada pela maioria dos oftalmologistas e pesquisadores é não existe ainda no momento cura para a miopia alta. Existe apenas controle para regressão.


Vídeos ver todos