O que são oclusões venosas da retina?

Compartilhar

 

As oclusões venosas da retina são um bloqueio do fluxo sanguíneo na retina. Por causa dessa obstrução, que pode ser da veia central da retina ou de ramificações dos vasos da retina, ocorrem hemorragias, inchaço, edema e, consequentemente, a diminuição da visão.

 

 

Causas

A maior incidência de oclusões venosas da retina está em pacientes com mais de 50 anos, tendo uma leve preponderância no sexo masculino. Ela pode ocorrer em pessoas sadias, mas é mais frequente em pacientes com problemas de coagulação, glaucoma, diabetes e hipertensão arterial (pressão alta).

 

 

Sintomas

Os principais sintomas de oclusões venosas da retina são visão borrada, defeito no campo visual e hemorragias na região da retina. Além disso, é comum o paciente apresentar veias dilatadas e tortuosas, o olho não dói e nem fica vermelho, entretanto uma diminuição súbita da visão pode ocorrer.

 

Complicações das oclusões venosas da retina

 

Hemorragias

A presença de hemorragias na retina é essencial para o diagnóstico da oclusão venosa da retina. Dependendo da região, a acuidade visual é afetada.

 

Edema macular

Com a interrupção do fluxo de sangue, forma-se o inchaço (edema) na retina por causa do acúmulo de líquidos e proteínas no local. Como há riscos de danos irreversíveis para a retina, o tratamento deve ser realizado rapidamente, assim que diagnosticado.

 

 

Agende uma consulta com o especialista:


Vídeos ver todos