Instituto de Oftalmologia de Assis | 14 de novembro de 2022

14 de Novembro Dia Mundial do Diabetes

Pacientes com diabetes não acreditam que podem perder a visão e negligenciam o controle da doença.

Dentre as complicações mais comuns do diabetes mal controlado, a cegueira é a mais grave ao paciente, e engana-se, quem acredita que essa doença afete apenas os idosos. Muitos adultos com idade ativa acabam perdendo a visão ao negligenciar o controle correto da doença.

O excesso de açúcar no sangue de forma prolongada prejudica os vasos sanguíneos e gera um acúmulo de líquido e de proteínas na região da mácula, o que faz com que a retina inche e a visão se torne bastante prejudicada, borrada, causando a retinopatia diabética.

A cirurgia a laser pode selar o sangramento dos vasos sanguíneos do olho e evitar o dano permanente à retina. Às vezes, é possível utilizar outras formas de cirurgia ou medicamentos injetáveis. Por esse motivo, os diabéticos devem realizar anualmente um exame ocular para verificar se há sinais prévios de danos.

Hoje, o Brasil está em 5º lugar no mundo com incidência de diabetes, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). Segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), estima-se que em 2030 este número cresça para 21,5 milhões.

A crescente se deve, em grande parte, ao aumento do diabetes tipo 2 e dos fatores de risco relacionados a obesidade, alimentação não saudáveis e falta de atividades físicas.

 

 

Cuide de sua saúde, previna-se contra o Diabetes.

Você também pode gostar
Junho Violeta Mês de Prevenção do Ceratocone
+
Junho Violeta Mês de Prevenção do Ceratocone

Junho violeta: Um mês voltado para a prevenção do ceratocone Com o tema “Esfregar e coçar os olhos prejudica a visão”, o junho violeta tem o intuito de ...

5 de junho de 2019
Caso Clínico do Dr. Victor A. C. Antunes é Premiado em Congresso Brasileiro de Oftalmologia
+
Caso Clínico do Dr. Victor A. C. Antunes é Premiado em Congresso Brasileiro de Oftalmologia

O oftalmologista Dr. Victor Andrigheti Coronado Antunes CRM-SP 108193 / RQE 69538, do IOA (Instituto de Oftalmologia de Assis) participou, em Foz do Iguaçu, ...

14 de junho de 2017
Covid-19 pode causar doenças oculares?
+
Covid-19 pode causar doenças oculares?

Lidar com a Covid-19 não está sendo fácil. Primeiro foi o fechamento das cidades, deixando milhões de pessoas confinadas em suas próprias casas, depois o ...

9 de março de 2022