Saiba Tudo Sobre

Pterígio

O pterígio é uma alteração na conjuntiva ocular, membrana localizada sobre a parte branca do olho, que consiste no crescimento de tecido em direção à córnea. A lesão pode se manter pequena ou desenvolver-se até interferir na visão. O pterígio se localiza na fenda palpebral e é mais comum próximo ao nariz, devido à incidência solar ser maior deste lado, mas existem pterígios temporais (têmporas) e pterígios crescendo dos dois lados.

Quais os sintomas do Pterígio?

Os principais sintomas do pterígio são ardor, vermelhidão e sensação de corpo estranho no olho. Geralmente afeta pessoas entre 20 a 49 anos, muito raro em pessoas abaixo de 15 anos.

Quais as causas do Pterígio?

A causa exata do problema não está definida. Sabe-se que tem relação com a genética e com a exposição prolongada à luz solar, sobretudo aos raios ultravioletas. Condições ambientais secas e empoeiradas, assim como qualquer situação que irrite os olhos constantemente, contribui para o aparecimento do pterígio.

Quais os tratamentos para o Pterígio?

Quando existe sinal, mas a situação ainda é assintomática, a orientação é proteger a visão dos raios ultravioleta por meio de óculos de sol e boné, evitando também o ressecamento dos olhos.

Existindo sintomas ou irritação, além da proteção contra a luz solar, deve-se usar colírios lubrificantes e vasoconstritores que melhoram os sintomas e vermelhidão temporariamente, podendo voltar os sintomas quando passar o efeito dos colírios, a resolução definitiva é o procedimento cirúrgico.

Quando é necessário realizar a cirurgia para o Pterígio?

A indicação é cirúrgica quando o sintoma é crônico ou o crescimento do tecido invade a córnea, ou o pterígio inflama com facilidade. O mesmo se aplica quando há descontentamento estético.

Como funciona a cirurgia de Pterígio?

O IOA – Instituto de Oftalmologia de Assis é especialista em cirurgia do pterígio e usa a técnica que se chama Auto Transplante da Conjuntiva: remove-se a área do pterígio e no lugar coloca-se um pedacinho da conjuntiva do próprio olho, usa-se cola biológica dispensando o uso de suturas, para evitar pontos que poderiam irritar o olho. Essa técnica ajuda a diminuir muito o grau de reincidência do pterígio, em 90% dos casos ele não volta.

A pessoa que se submete à cirurgia deve ficar em casa de 2 a 7 dias e o pós-operatório é acompanhado pelo médico por até 4 semanas.

O IOA segue as determinações do Manual de Publicidade Médica descritas no Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1974/11). Se você observou algum item que não esteja de acordo com o manual, entre em contato conosco para informar o problema.

Você também pode gostar
Impactos da DMRI na Qualidade de Vida
+
Impactos da DMRI na Qualidade de Vida

A perda visual é um desafio significativo, especialmente quando consideramos que afeta principalmente pacientes na terceira idade. Ela pode ter um impacto ...

26 de outubro de 2023
Como evitar lesões por produtos químicos
+
Como evitar lesões por produtos químicos

Evitar lesões nos olhos causadas por produtos químicos é crucial para a saúde ocular. Aqui estão algumas medidas que você pode adotar para prevenir esse tipo ...

31 de janeiro de 2024
Caso Desafiador Apresentado na ASCRS 2024 pelo fellow Dr. Victor Sano do IOA
+
Caso Desafiador Apresentado na ASCRS 2024 pelo fellow Dr. Victor Sano do IOA

No recente Congresso Internacional da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (ASCRS) de 2024, realizado em Boston, EUA, um caso emblemático foi ...

10 de abril de 2024