Exames

Estesiometria

O exame de Estesiometria Corneana é indicado para avaliar a sensibilidade tátil da córnea, quando há suspeita de diminuição dessa sensibilidade. A sensibilidade é responsável por induzir a regeneração contínua das células da córnea. É um exame bastante rápido, realizado com um aparelho denominado Estesiômetro de Cochet-Bonnet, em que um filamento delgado de nylon, de comprimento variável, é tocado no centro da córnea. É solicitado ao paciente que indique se existe a sensação de toque à medida em que esse filamento é encurtado.

Portadores de diabetes mellitus, pterígio, síndrome do olho seco, infecções corneanas por herpes e usuários de lentes de contato, entre outros, podem apresentar sensibilidade corneana alterada. Problemas na sensibilidade corneana podem causar doenças graves nos olhos quando não diagnosticadas e tratadas no devido tempo.

O IOA segue as determinações do Manual de Publicidade Médica descritas no Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1974/11). Se você observou algum item que não esteja de acordo com o manual, entre em contato conosco para informar o problema.

Você também pode gostar
World Keratoconus Society Meeting (Encontro Mundial da Sociedade Brasileira de Ceratocone)
+
World Keratoconus Society Meeting (Encontro Mundial da Sociedade Brasileira de Ceratocone)

O Dr. Victor A. Coronado Antunes diretor técnico do IOA (Instituto de Oftalmologia de Assis) participou do World Keratoconus Society Meeting (Encontro Mundial da ...

19 de outubro de 2015
Projeto Visão do Futuro 2019
+
Projeto Visão do Futuro 2019

  Dr. Eduardo Andreghetti do Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA), no Núcleo de Educação Continuada – NEC, nas dependências da SME realizou ...

12 de agosto de 2019