Instituto de Oftalmologia de Assis | 23 de setembro de 2019

5 cuidados básicos após a cirurgia de catarata

 

Visão turva e com perda de nitidez são os principais sintomas de quem sofre com o surgimento da catarata. Seu tratamento é a cirurgia de catarata, capaz de recuperar a visão das pessoas que desenvolveram esse “desgaste” do cristalino, lente natural do olho. Consulte sempre médicos especialistas para garantir o melhor diagnóstico.

 

Durante a cirurgia de catarata, é preciso colocar uma lente intra-ocular após a retirada do cristalino. O grau dessa lente varia de paciente para paciente e o médico responsável pela cirurgia saberá qual será a mais indicada. O pós-operatório é tranquilo e o paciente enxergará perfeitamente depois de alguns dias. Entretanto, seguir as instruções do médico e tomar alguns cuidados no pós-operatório são essenciais para que a visão fique perfeita. Veja, abaixo, 5 cuidados necessários após uma cirurgia de catarata.

 

Não coçar ou esfregar os olhos

Geralmente, a visão fica normalizada após algumas horas da cirurgia, mas é indispensável tomar alguns cuidados. Não coçar ou esfregar os olhos são atitudes que pacientes precisam se monitorar para não fazer. É uma tarefa difícil, mas é preciso que a pessoa tenha um autocontrole nessas horas.

 

Nada de exercício físico intenso

Se você é praticante de esportes, faz musculação ou gosta de correr, o ideal é interromper essas atividades. Apesar da cirurgia não demandar internação ou repouso absoluto, uma recomendação pós-cirúrgica é evitar atividades físicas, pegar pesos e praticar esportes. Essas atividades podem ser configuradas como de impacto e devem ser evitadas até que o médico libere o paciente.

 

Utilize os colírios indicados

A recuperação total da visão depende também do uso correto dos colírios receitados pelo oftalmologista que realizou a cirurgia de catarata. Geralmente, os colírios agem como antibióticos e anti-inflamatórios.

 

Cuidado com a posição ao dormir

Um dos principais cuidados que devem ser tomados nos primeiros dias após a cirurgia de catarata é com a posição na hora de dormir. Não é recomendável dormir sobre o olho operado nos primeiros dias depois do procedimento. Se for o caso, coloque os óculos de sol protetores para ajudar nessa tarefa e evitar também que o olho seja coçado ao longo da noite.

 

Evite piscina

Outro cuidado necessário após a cirurgia de catarata é não entrar em piscinas. Por alguns dias também não é bom entrar no mar ou ter contato direto com areia. O olho operado precisa de estar sempre bem protegido após a realização da cirurgia de catarata.

 

Importante lembrar também que o paciente operado não pode deixar de consultar um oftalmologista em caso de incômodo, dor ou qualquer sintoma que não foi previsto pelo médico. O tratamento correto após o procedimento cirúrgico é essencial para o sucesso da cirurgia.

 

 

Veja mais algumas orientações:

Em caso de dor e olho vermelho ou qualquer outro tipo de sintoma, comunicar-se com o médico.

  • No primeiro dia após a cirurgia, repouso.
  • Não levantar nenhum tipo de peso.
  • Usar os medicamentos na dose e hora recomendada por seu médico.
  • Lavar as mãos antes de pingar os colírios.
  • O paciente poderá abaixar a cabeça normalmente desde que o faça com cuidado.
  • Faça caminhadas a partir do dia seguinte ao da cirurgia.
  • É recomendado aguardar, no mínimo, dez dias para fazer ginástica e quinze dias para hidroginástica.
  • Atividades sexuais estão autorizadas, após uma semana, evitando que os olhos fiquem para baixo, a fim de não causar pressão sanguínea.
  • Durante uma semana é necessário evitar ambientes que tenham muita poeira, fagulhas, ciscos, vento, vapor etc.
  • Evite ler por cinco dias. Se necessário aguarde a prescrição dos óculos para perto.
  • Não há restrições para o hábito de assistir TV desde que não cause desconforto.
  • O banho pode ser completo, sendo necessário ter o máximo cuidado com o olho operado, principalmente ao lavar a cabeça e o rosto;
  • É terminantemente proibido coçar ou apertar o olho operado;

 

Para urgências ligue: 18 99751-4000

Você também pode gostar
Saiba como identificar problemas de visão e corrigi-los na infância
+
Saiba como identificar problemas de visão e corrigi-los na infância

Problemas de visão costumam ser diagnosticados na idade escolar, quando a criança tem dificuldades para fazer atividades ou acompanhar as aulas. No entanto, é ...

30 de abril de 2019
IX Congresso Brasileiro da SOBLEC
+
IX Congresso Brasileiro da SOBLEC

Durante os dias 16, 17 e 18 de maio de 2019, aconteceu em São Paulo no hotel Maksoud Plaza, o IX Congresso Brasileiro da SOBLEC, cujo tema foi “Mergulhando ...

20 de maio de 2019
Dr. Victor contribui como autor de um dos capítulos do livro “Cirurgia de Catarata – Fixação e Implantes  Secundários”
+
Dr. Victor contribui como autor de um dos capítulos do livro “Cirurgia de Catarata – Fixação e Implantes  Secundários”

Dr. Victor Antunes é autor de um dos capítulos do livro  “Cirurgia de Catarata – Fixação e Implantes  Secundários”, publicado pelos ...

17 de junho de 2019