Instituto de Oftalmologia de Assis | 18 de abril de 2016

Novas tecnologias no tratamento de ceratocone

Vários novos tratamentos e novas tecnologias têm sido utilizados nos últimos anos no tratamento do ceratocone.

Tipos de tecnologias e tratamentos de ceratocone

As lentes esclerais

As lentes esclerais são grandes lentes permeáveis a gás que se localizam além dos limites da córnea na esclera. Elas têm muitas indicações incluindo ectasia primárias e secundárias da córnea, transplantes da córnea, pós-cicatrizes e distrofias corneanas ou degenerações. Estas lentes também podem ser utilizadas em pacientes com olhos secos severos, enxertos, ou condições inflamatórias crônicas, como a deficiência límbica ocular.

As lentes esclerais beneficiam pacientes com ceratocone por tornar a superfície da córnea irregular mais regular. Lentes de grande diâmetro são capazes de criar um reservatório de lágrima maior e proporcionar mais espaço entre a lente e a córnea. Isto é útil, se houver uma diferença significativa na altura da córnea (ectasia). De grande diâmetro as lentes esclerais têm uma área maior e pode melhorar o conforto no olho do paciente. Um diâmetro menor de lentes esclerais é mais fácil de manusear e pode ser usado quando houver menos ectasia da córnea.

Ceratoprótese

Um ceratoprótese é um dispositivo sintético para substituir uma córnea humana opaca, a fim de proporcionar uma visão clara através da parte frontal do olho. O procedimento ceratoprótese é cirúrgico na qual uma córnea severamente danificada ou doente é substituída por uma córnea artificial. Este procedimento é utilizado para a opacidade grave da córnea, transplantes, ou falhas nos transplantes padrão de córnea.

Ceratoprótese são feitos de plástico transparente, com a tolerância do tecido e propriedades ópticas excelentes. Eles variam em técnicas de design, tamanho e implantação, consistem em três partes e, quando completamente montado e tem a forma de um botão de colar.

As complicações potenciais relacionadas com procedimentos de córneas artificiais incluem infecção, fusão do dispositivo, a hemorragia durante a cirurgia, agravamento do glaucoma, necrose aguda de retina, hipotonia crónica, e pobre potencial visual se a retina e nervo óptico não estiverem saudáveis.

Colágeno corneano (Crosslinking)

O colágeno corneano usa riboflavina e luz ultravioleta para fortalecer a córnea, aumentando as ligações cruzadas dentro das fibras de colágeno.

Embora o colágeno corneano interrompa a progressão da ectasia corneana, ele provoca achatamento das medições de ceratometria e melhora a correção da visão, eliminando a necessidade de óculos e lentes de contato.

Em comparação com córneas não tratadas, estes tratamentos causaram um aumento na rigidez da córnea. A riboflavina é um fotossensibilizador não tóxico feito de vitamina B2, o qual é solúvel em água. Ele pode penetrar facilmente no estroma da córnea na ausência de seu epitélio.

 Considerações finais

Nesse artigo vimos algumas novas tecnologias no tratamento do ceratocone. Segundo especialistas, o tempo de cura pode ser menor em comparação quando o epitélio é removido. O risco de infecção também pode ser reduzido com um epitélio intacto. Diferentes técnicas estão atualmente a ser explorados para tornar o epitélio mais permeável no pós-operatório, melhorando assim a eficiências das técnicas acima descritas.

Você também pode gostar
Dr. Victor participa de WebMeeting realizado pela ABCCR e SBAO – 12/06/2017
+
Dr. Victor participa de WebMeeting realizado pela ABCCR e SBAO – 12/06/2017

Confira os especialistas em córnea nessa discussão riquíssima que aconteceu no dia 12/06/2017, com a presença dos palestrantes: Dr. Lucio Maranhão ...

16 de junho de 2017
Razões para não deixar os óculos dentro do carro
+
Razões para não deixar os óculos dentro do carro

Você é do time das pessoas que deixam os óculos dentro do carro? Cuidado! Óculos são itens essenciais para muitas pessoas, tanto para aquelas que necessitam ...

26 de abril de 2022
World Keratoconus Society Meeting (Encontro Mundial da Sociedade Brasileira de Ceratocone)
+
World Keratoconus Society Meeting (Encontro Mundial da Sociedade Brasileira de Ceratocone)

O Dr. Victor A. Coronado Antunes diretor técnico do IOA (Instituto de Oftalmologia de Assis) participou do World Keratoconus Society Meeting (Encontro Mundial da ...

19 de outubro de 2015