Instituto de Oftalmologia de Assis | 14 de junho de 2017

Caso Clínico do Dr. Victor A. C. Antunes é Premiado em Congresso Brasileiro de Oftalmologia

O oftalmologista Dr. Victor Andrigheti Coronado Antunes CRM-SP 108193 / RQE 69538, do IOA (Instituto de Oftalmologia de Assis) participou, em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 31 de maio a 03 de junho de 2017, do IX Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. Durante o Congresso, foram apresentados em grupos de especialidades, casos clínicos, onde foram premiados os melhores.

O trabalho ganhador apresentado pelo oftalmologista, especialista em cirurgia de catarata e refrativa, foi “Melting Infeccioso de Córnea com Descolamento de Coróide”.

“O caso que fomos premiados, foi de um paciente que apresentava uma úlcera corneana perfurada com uma grave infecção e descolamento de coróide, um caso que normalmente evoluiria para prótese ocular. Por mais complexo que seja o caso, não devemos desistir, fizemos o transplante de córnea à quente, depois várias injeções de visco elástico para colar a coróide, após a cirurgia de catarata. Devido aos múltiplos procedimentos a córnea necessitou ser substituída novamente, optamos pela técnica de transplante endotelial (DMEK) sob o transplante já realizado. Salvamos o olho do paciente que recuperou a visão de forma bastante satisfatória, um caso que começou com grande luta mas acabou com bastante sucesso. Só tenho a agradecer oportunidade que a sociedade dá a todos nós oftalmologistas de compartilharmos experiências de nosso dia a dia.

O Congresso

Excelência científica e um clima familiar e amigável são as características do Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. De dois em dois anos, este grande encontro da Oftalmologia nacional reúne médicos renomados, sendo o principal evento da especialidade Catarata e Cirurgia Refrativa.

O encontro visa congregar oftalmologistas, ampliar o estudo e acompanhar o desenvolvimento de todos os aspectos técnicos e científicos inerentes à cirurgia de catarata, aos implantes intra-oculares e da cirurgia refrativa, propagando-os aos oftalmologistas e estendendo seus benefícios à comunidade.

Dr. Victor além de apresentar vários trabalhos neste Congresso, foi instrutor de Wet Lab, onde apresentou aula teórico/prática sobre implantes de lentes Sulcoflex na cirurgia de catarata e implantes de lentes intra-oculares de Artisan/Artiflex para alta miopia.

Agradecimentos

Dr. Victor gostaria de fazer um agradecimento especial a sua esposa, Dra. Paula, e a seus filhos, João Victor e Zita Maria, que o apoiam na dedicação de seu trabalho, a seu pai, Dr. Valcir Coronado Antunes, que, além de um grande professor na oftalmologia, é um grande pai. Também à sua irmã, Dra. Juliana Antunes, sua companheira de trabalho do dia a dia. A seu tio, Dr. Eduardo Andreghetti, que o incentiva e o apoia nas pesquisas científicas, e é um grande amigo. Além de todos os integrantes da equipe do IOA, pois sem eles jamais poderia realizar o atendimento de qualidade e humanizado que é prestado pelo Instituto de Oftalmologia de Assis.

Você também pode gostar
Lentes intraoculares fácicas: Quando são indicadas?
+
Lentes intraoculares fácicas: Quando são indicadas?

Lentes intraoculares fácicas são dispositivos implantáveis utilizados para corrigir erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, em pacientes ...

8 de agosto de 2023
Dr. Victor A. Coronado Antunes ministra palestra no Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (SINBOS)
+
Dr. Victor A. Coronado Antunes ministra palestra no Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (SINBOS)

Dr. Victor A. Coronado Antunes participa do Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (SINBOS), realizado nos dias 22 a 24 de outubro nas dependências ...

23 de outubro de 2015
IX Jornada Paulista de Oftalmologia – USP – UNESP – UNICAMP
+
IX Jornada Paulista de Oftalmologia – USP – UNESP – UNICAMP

Dr. Victor Antunes CRM-SP 108193 / RQE 69538, e Dr. Eduardo Andreghetti CRM-SP 31626 / RQE 1702 do Instituto de Oftalmologia de Assis – IOA, participaram no dia ...

10 de abril de 2018