Instituto de Oftalmologia de Assis | 16 de maio de 2016

Astigmatismo Alto

O astigmatismo é uma doença bastante comum caracterizada pela curvatura irregular da córnea. Ela faz com que o paciente enxergue as imagens embaçadas, o que geralmente causa dores de cabeça e os famosos olhos cansados que deixam os pacientes com vontade de fechá-los inúmeras vezes durante o dia.

Quais os sintomas do Astigmatismo Alto?

Dentre os sintomas do Astigmatismo, os mais comuns são:

  • Focalizar as bordas das imagens desfocadas;
  • Dificuldade em visualizar linhas retas;
  • Confundir letras e números parecidos;

O Especialista em Astigmatismo após verificar esses sintomas realiza um exame oftalmológico completo para afirmar com certeza qual é o caso e se o mesmo está acontecendo em conjunto com outros erros de refração, como miopia e hipermetropia. O IOA – Instituto de Oftalmologia de Assis, dispõem de uma estrutura avançada para diagnóstico e tratamento do astigmatismo.

Na maioria dos casos os pacientes nascem com esse distúrbio visual devido a deformação da córnea. Em pessoas sem a doença a córnea tem o formato curvo, como uma bola de futebol, nas pessoas acometidas pelo astigmatismo esse formato não é simétrico fazendo com que a luz seja focada em vários pontos da retina o que causa as imagens embaçadas. Em geral o astigmatismo é uma doença de fácil tratamento, que pode ser curada através da cirurgia refrativa. Esta cirurgia pode ser realizada após o paciente completar 21 anos que é normalmente quando a doença já está estabilizada. Na maioria dos casos após a cirurgia o uso de lentes corretivas ou óculos não se faz mais necessário.

Astigmatismo Alto

Existem casos mais complicados que são denominados astigmatismo de alto grau. Nesses casos onde o astigmatismo atinge cinco ou seis graus mesmo a cirurgia de correção se torna quase inviável, dependendo do caso somente lentes de contato rígidas ou gelatinosas tóricas. O IOA inova em oferecer a cirurgia refrativa de alto grau que permite que, mesmo em pacientes com astigmatismo alto o grau seja removido, restaurando a saúde da visão.

O acompanhamento dos casos de Astigmatismo de Alto Grau deve ocorrer com uma periodicidade maior que nos casos de grau baixo, esse acompanhamento é de suma importância, para que o avanço do astigmatismo não mascare a presença de doenças iniciais. Somente um profissional capacitado está apto a realizar esse acompanhamento.

Ficou com alguma dúvida sobre astigmatismo alto?

Você também pode gostar
Combinação de Implante de Lentes Fácicas + Excimer Laser para Correção de Médias e Altas Ametropias (Bioptics)
+
Combinação de Implante de Lentes Fácicas + Excimer Laser para Correção de Médias e Altas Ametropias (Bioptics)

De todas as técnicas de implantes intra-oculares refrativos para altas ametropias, nossa opção é pela lente de Artisan/Artiflex, a qual é uma lente ...

9 de novembro de 2016
World Keratoconus Society Meeting (Encontro Mundial da Sociedade Brasileira de Ceratocone)
+
World Keratoconus Society Meeting (Encontro Mundial da Sociedade Brasileira de Ceratocone)

O Dr. Victor A. Coronado Antunes diretor técnico do IOA (Instituto de Oftalmologia de Assis) participou do World Keratoconus Society Meeting (Encontro Mundial da ...

19 de outubro de 2015
Astigmatismo alto tem cura?
+
Astigmatismo alto tem cura?

O astigmatismo é uma doença que afeta a visão, ocorrendo devido irregularidades na córnea, fazendo com que o paciente visualize a imagem com vários focos, ...

10 de maio de 2016