Instituto de Oftalmologia de Assis | 6 de dezembro de 2022

Principais Sintomas da Perda de Visão por Diabetes

A retinopatia diabética pode levar a baixa visual severa, principalmente em pacientes que não recebem tratamento ou que demoram a procurar atendimento. Um paciente que recebe o diagnóstico de diabetes deve ser imediatamente examinado pelo oftalmologista especialista em retina em busca de alterações que possam estar presentes no fundo de olho.

Pacientes diabéticos NÃO devem esperar sintomas de baixa visual para procurar o oftalmologista, pois as alterações podem ser identificadas já em fases tardias. Isso porque, na grande maioria dos pacientes, a retinopatia diabética é assintomática em fases iniciais. Ela só gera sintomas quando vai progredindo e esses, quando presentes, variam bastante de acordo com o estádio da doença, ou seja, se é proliferativa ou não, e se há edema macular.

Quais são os primeiros sintomas de um paciente com retinopatia diabética?

  1. Embaçamento visual – que pode ser difuso ou localizado só em partes da imagem
  2. Moscas volantes – podem significar hemorragias intra oculares
  3. Manchas na visão
  4. Tortuosidade de imagens – muito comum quando existe edema de mácula
  5. Borramento total da visão – principalmente em casos de hemorragia vítrea
  6. Visão que oscila – alguns momentos está boa e outros embaçada
  7. Perda de visão de contraste – as cores perdem a intensidade
  8. Perda de campo de visão

O ideal é que os pacientes diabéticos não esperem sintomas para buscar atendimento oftalmológico. A prevenção é sempre mais efetiva que os tratamentos, e com resultados muito melhores em preservar a visão.

Os diabéticos que apresentam algum dos sintomas acima listados já estão atrasados para buscar atendimento com o oftalmologista especialista em retina. Se você sente algum dos sintomas da acima, procure atendimento imediatamente, realize os exames que o médico indicar e comece logo o tratamento. O risco de baixa visual permanente existe e devemos cuidar com muita atenção para que não aconteça.

NÃO é normal um paciente diabético perder a visão. A grande maioria dos casos tem tratamento e conseguem reverter ou estacionar a perda visual. Caso os sintomas da retinopatia diabética se apresentem, devemos buscar o tratamento adequado para retornar ao normal o mais breve possível.

Você também pode gostar
Miopia alta tem cura?
+
Miopia alta tem cura?

Se você tem miopia, provavelmente já se perguntou se há uma cura, ou pelo menos algo que possa ser feito para retardar sua progressão para que você não ...

23 de maio de 2016
Avanços Tecnológicos na Cirurgia de Catarata: A Era da Personalização
+
Avanços Tecnológicos na Cirurgia de Catarata: A Era da Personalização

A cirurgia de catarata, ao longo dos anos, passou por uma notável transformação, evoluindo de procedimentos simples para uma abordagem altamente personalizada e ...

30 de agosto de 2023
Vídeo: DsaekIoaAni
+
Vídeo: DsaekIoaAni

15 de agosto de 2015