Instituto de Oftalmologia de Assis | 1 de novembro de 2022

Sintomas da Catarata

O principal sintoma da catarata é a visão nublada, como se a pessoa estivesse enxergando por meio de uma superfície embaçada. A doença é uma das principais causas de cegueira no mundo – por evoluir de maneira gradual, muitos pacientes só decidem investigar o quadro quando já está em estágio avançado, dificultando a qualidade do tratamento.

Além disso, como a catarata está associada ao envelhecimento (acomete pessoas acima dos 50 anos, em geral), é comum o paciente achar que os sintomas são normais para a idade, descartando a possibilidade de um problema sério.

Frases como: “esta visão embaçada é só um problema da idade. Eu estou bem”, ou “estou envelhecendo, essa visão ‘cinzenta’ é normal. Não há o que fazer” são exemplos recorrentes de como a catarata pode ser mal interpretada pelos portadores, especialmente em seu estágio inicial.

Para te ajudar a identificar a doença desde cedo, neste artigo vamos mostrar quais são os principais sintomas da catarata, deixando claro quando você deve procurar um oftalmologista.

Sintoma da Catarata

Os sintomas da catarata começam de maneira sutil. Exatamente por isso é que você precisa conhecer todos os possíveis sintomas e avaliar, de acordo com cada caso, quando é a hora de ir ao médico.

Nossa recomendação é fazer check-ups anuais com o oftalmologista, especialmente a partir dos 50 anos, no mínimo. No caso de qualquer sintoma de catarata, por menor que seja, com o agravante de algum fator de risco, procure imediatamente um profissional qualificado.

1. Visão embaçada

Um dos sintomas mais corriqueiros da catarata é a visão embaçada, sem foco. De acordo com relatos de pacientes, é como se estivesse olhando através de um vidro esfumado – as imagens parecem dispersas e sem contornos claros.

2. Sensibilidade à luz

A catarata pode aumentar a sensibilidade à luz, fazendo com que até luzes de lâmpadas agridam a visão. À noite, luzes de trânsito e faróis podem parecer mais brilhantes que o normal.

3. Percepção de cores

Também por causa da alteração na sensibilidade à luz, a catarata pode afetar a percepção de cores, tornando difícil para o indivíduo distinguir cores de tons semelhantes e variações mais sutis.

4. Visão dupla

A visão dupla é outro sintoma da catarata. Nesse caso, ocorre geralmente num olho só (diplopia monocular). Em casos de visão dupla, a pessoa enxerga um único objeto como se tratasse de dois.

5. Mudança frequente no grau dos óculos

Com catarata, as mudanças frequentes dos erros refrativos faz com que as lentes de óculos nunca proporcionem boa visão, sendo necessário trocá-las constantemente.

Esses são os sinais iniciais da catarata. Com o tempo, os “pequenos” sintomas evoluem e a pessoa passa a enxergar apenas vultos, podendo evoluir para cegueira.

Se você está com algum desses sintomas, ou conhece alguém que esteja, procure imediatamente um médico oftalmologista. A catarata é uma doença grave que pode levar à cegueira, mas, caso identificada antes, TEM TRATAMENTO cirúrgico e em pouco tempo o paciente recupera a visão normal.

 

Agende sua consulta!

Você também pode gostar
Entrevista Dr. Victor Antunes
+
Entrevista Dr. Victor Antunes

Dr. Victor Antunes, do IOA Instituto de Oftalmologia de Assis, participou no mês de dezembro de 2016 de uma entrevista a TV Com Canal 22. Na ocasião, falou sobre ...

7 de dezembro de 2016
Incentivo ao Esporte
+
Incentivo ao Esporte

  A equipe de basquete feminino adulto – Assis Basket, também venceu a equipe de Botucatu. A partida terminou em 53 para Assis e 52 para Botucatu. As ...

12 de julho de 2019
A Importância dos Óculos Escuros Após uma Cirurgia Ocular
+
A Importância dos Óculos Escuros Após uma Cirurgia Ocular

Quando pensamos em óculos escuros, muitas vezes os associamos a moda ou à proteção contra o brilho do sol. No entanto, para quem passou por uma cirurgia ocular, ...

21 de maio de 2024