A Cirurgia Refrativa é o nome dado às cirurgias para correção dos erros refrativos da visão: miopia, hipermetropia e astigmatismo. São procedimentos que visam corrigir as irregularidades corneanas e assim melhorar a visão.
O que são Erros Refrativos da Visão?
A visão nítida é resultado da focalização das imagens na retina. Quando a imagem não é focalizada sobre a retina, a visão não é nítida, estabelecendo-se, assim, os diferentes erros de refração. São eles:
Astigmatismo: Prejudica a nitidez da visão, dependendo do grau, de perto ou longe. A imagem não é focada como se deve na retina.
Miopia: Provoca dificuldades para enxergar mais à longe. Nesses casos, a imagem é focada atrás da retina.
Hipermetropia: Problemas para ver de perto. A imagem é focada antes da retina.
Cirurgia Refrativa a Laser
A Cirurgia Refrativa pode ser feita por procedimentos diferentes. Em geral são procedimentos considerados de baixo risco cirúrgico, com anestesia por colírios e sem necessidade de internação. Com a ajuda do moderno Excimer Laser e a alta qualificação dos profissionais da IOA, são realizadas cirurgias refrativas com altos níveis de precisão e segurança. A maioria dos pacientes enxergam perfeitamente quase que imediatamente após a cirurgia, não sente qualquer desconforto e apresenta rápida cicatrização e curto tempo de recuperação. Alguns pacientes saem praticamente sem nenhum grau após a aplicação da técnica LASIK. Procure seu oftalmologista e desfrute das tecnologias que podemos lhe oferecer.
Femto LDV Z6
O Instituto de Oftalmologia de Assis oferece uma das mais avançadas tecnologias para correção visual a laser através do laser de femtosegundos FEMTO LDV Z6™ (Ziemer – Suiça), um equipamento revolucionário tanto na área da cirurgia refrativa, transplantes de córnea e anel intracorneano. O FEMTO LDV Z6™ é um laser que permite realizar a cirurgia refrativa pela técnica do LASIK totalmente a laser (“All Laser LASIK”), sem a necessidade do uso de lâmina. A precisão é extremamente alta, o que permite confeccionar discos (flaps) mais finos e uniformes, preservando melhor a estrutura corneana do paciente. As bordas do disco são muito bem delimitadas, aumentando a sua estabilidade e resistência a traumas. Possibilita também confeccionar discos com diâmetros maiores, permitindo áreas amplas de tratamento na hipermetropia e nos tratamentos personalizados. O benefício para o paciente inclui precisão na correção do grau, melhora na qualidade visual e menor incidência de brilho, principalmente em ambientes pouco iluminados. Além disso, o laser de femtosegundos reduz o risco de complicações durante a cirurgia do LASIK. O tempo para a confecção do disco é cerca de 30 segundos.
Lasers convencionais de femtossegundos, criam bolhas na córnea para criar o flap. Estas bolhas, no entanto, não se sobrepõem deixando pontes de tecidos entre as bolhas. As pontes de tecido precisam ser quebradas para um perfeito levantamento do flap. Com o uso do laser femtosegundo Z6, o flap é formado pela aplicação de milhões de pontos de laser em segundos que são precisos dentro de um centésimo de milímetro. O resultado é uma abordagem menos invasiva e mais precisa no processo de correção da visão a laser. O IOA, com a aquisição do laser Femto Z6, garante que o seu procedimento de LASIK comece com a mais avançada tecnologia e precisão disponíveis atualmente.
WaveLight® EX500
O WaveLight® EX500 é um dos excimers lasers mais rápido disponíveis, operando em 500 Hz com um tempo de tratamento de 1,4 segundos por dioptria, uma melhoria de 20 por cento ao longo de gerações anteriores a laser. A velocidade mais rápida, combinada com um algoritmo preciso, resulta em menor tempo de secagem do estroma da córnea durante o tratamento, aumentando o conforto do paciente e diminuindo a fadiga de fixação do paciente. O benefício é um resultado mais preciso e um maior conforto do paciente. O tempo de recuperação pode também ser reduzido, minimizando inchaço, inflamação, e secura.
Tecnologia patenteada PerfectPulse da Alcon garante que o WaveLight® EX500 faça o que outros lasers não conseguem. Ele fornece um padrão de impulsos extremamente preciso para a periferia da córnea de forma a minimizar aberrações esféricas, reduzindo o risco de ofuscamento ou halos à noite na visão do paciente. A manutenção de uma elevada frequência de pulso, minimizando os danos do tecido térmico proporciona maior precisão e segurança para garantir os melhores resultados do tratamento para os pacientes.
O WaveLight® EX500 também tem a capacidade de medir e monitorar a espessura corneana (paquímetro) antes, durante e após o procedimento. A otimização de nomograma integrada ao laser permite ao usuário estabelecer e monitorar parâmetros de operação e dados de resultados, conferindo aos cirurgiões a capacidade de ajustar seus cálculos pessoais.
Pentacam, indicação precisa e segura!
O Pentacam HR©, um exame de última tecnologia para avaliar a córnea, a câmara anterior do olho, a íris e o cristalino chamado Pentacam. Este aparelho usa uma máquina fotográfica rotacional que analisa as estruturas do olho em 25.000 pontos medidos, gerando imagens tridimensionais precisas. Essas imagens permitem uma análise detalhada da córnea aumentando a segurança na indicação da cirurgia e determinando a melhor técnica a ser usada.
Entenda os procedimentos da Cirurgia Refrativa:
Cirurgia Refrativa Lasik (Laser in situ Ceratomileusis)
A aplicação do Laser ocorre após o levantamento de uma camada superficial da córnea.
O cirurgião utiliza o Excimer Laser para remover uma quantidade pré-determinada de tecido corneano remodelando sua curvatura, removendo assim o grau. O tempo de aplicação de laser propriamente dito é de segundos por olho, corrigindo até altos graus de miopia, de hipermetropia e de astigmatismo.
A cirurgia é realizada, geralmente, nos dois olhos no mesmo tempo cirúrgico. A cirurgia refrativa lasik é feita com anestesia tópica, ou seja, com colírios. Não é possível dormir durante a cirurgia pois é necessária a colaboração do paciente. O paciente vai para casa imediatamente após o procedimento, usando apenas óculos escuros protetores.
Cirurgia Refrativa PRK (Photorefractive Keratectomy)
É uma técnica na qual o Excimer Laser é aplicado sobre a córnea após a retirada do epitélio (camada superficial de células). Sua grande vantagem é a simplicidade, no entanto, é mais desconfortável, a recuperação é mais lenta, e a cicatrização às vezes atrapalha o resultado pós operatório.
Pode ser usada em pequenos graus de miopia e astigmatismo. É uma abreviação de Photorefractive Keratectomy. O tempo de cicatrização é de aproximadamente 3 a 4 dias. A cirurgia é feita com anestesia tópica ou seja com colírios.
O Procedimento: Dia da Cirurgia
Sabemos que uma intervenção cirúrgica de qualquer natureza pode provocar certa ansiedade no paciente e seus familiares. Para aliviar essa sensação, explicamos, passo-a-passo como vai ser no dia da cirurgia:
- Paciente permanece no centro cirúrgico por aproximadamente 30 minutos
- O paciente recebe um vestuário especial e o coloca sobre a própria roupa
- É feita uma limpeza completa no rosto, pálpebras e olhos, conforme assepsia exigida para a cirurgia.
- A anestesia é feita com colírios
- O paciente entra na sala de Excimer Laser e é devidamente identificado diante do médico-cirurgião.
- O médico insere os dados do paciente no sistema e calcula a potência exata do laser.
- O paciente é orientado pelo médico quanto à posição correta em frente do equipamento e o ponto luminoso em que deve fixar o olhar.
- O paciente permanece imóvel durante o processo, que é indolor.
- O mesmo processo será realizado, imediatamente, no outro olho. Após a cirurgia o paciente é acompanhado pela enfermeira, deixa o centro cirúrgico com os olhos voltados para baixo, ficando por alguns minutos na sala de descanso.
- O médico revê o paciente na lâmpada de fenda.
- A enfermeira coloca no paciente o protetor transparente, que será retirado pelo médico no dia seguinte.
- O paciente retira o vestuário especial e é levado à recepção, onde receberá as informações referentes aos cuidados pós-operatórios e às datas para as avaliações da cirurgia.
Cuidados pré-operatórios para Cirurgia Refrativa
- É recomendável ir acompanhado, e esse acompanhante precisa dirigir o carro para você após a cirurgia
- Faça sua higiene ocular normalmente e use roupas confortáveis. Não utilize maquiagem nem perfume.
- Não utilize lentes de contato no dia da cirurgia. Fique o máximo que puder sem lentes em caso de cirurgia
- Alimentação normal, de preferência leve
- Pingue os colírios conforme orientado pelo médico. Nunca coce os olhos
- Suspender o uso de lentes de contato durante a semana que antecede a cirurgia
- Fazer exames pré-operatórios no mínimo 3 dias antes da cirurgia
- Usar o colírio recomendado pelo médico os 3 dias que antecedem a cirurgia
- Na noite anterior, fazer higienização facial completa com água morna e sabonete neutro, especialmente nas pálpebras
- Dormir o tempo suficiente para o seu relaxamento
No dia da Cirurgia:
- Não use nenhuma espécie de creme facial – inclusive creme de barbear, maquiagem, perfume, desodorante perfumado ou qualquer outro produto que contenha álcool ou perfume.
- Repetir a higienização facial da noite anterior (com água morna e sabonete neutro)
- Tomar café da manhã conforme a rotina diária.
Cuidados após a Cirurgia
Os cuidados após a cirurgia são fundamentais para o bom resultado. Siga fielmente as orientações médicas, que certamente incluirão:
- Inicie a medicação recomendada após a cirurgia.
- Pingue os colírios até a hora de deitar e reinicie logo ao levantar.
- Tomar banho de chuveiro, lavar o rosto é permitido mas cuide para que não entre água nos olhos.
- Evitar praia e piscina por pelo menos 1 mês.
- Evite esportes com contato físico, locais com poeira, vento ou fumaça.
- Uso de óculos de sol com proteção ultravioleta para seu conforto se necessário;
- Leitura, televisão, computador ou dirigir, desde que se sinta confortável.
- Logo após a cirurgia, o paciente deve olhar para baixo, porque é mais confortável.
- Ao chegar em casa, tomar analgésico, conforme orientação médica.
- Se possível, dormir o resto do dia ou manter os olhos levemente fechados, isso irá colaborar para a cicatrização da superfície corneana.
- Não dormir sobre o olho operado.
- Não coçar os olhos, nem apertar as pálpebras contra eles.
Após as primeiras horas de cirurgia, os olhos poderão lacrimejar, a visão poderá ficar embaçada, dando a sensação da presença de areia nos olhos.
Outras recomendações
- Respeitar a orientação médica, quanto às atividades permitidas e prazo de liberação.
- Usar óculos escuros quando o sol estiver forte.
- Diante de qualquer sintoma estranho, entrar, imediatamente, em contato com o seu médico.
- Evitar ar condicionado, praia e piscina, práticas esportivas, ambientes poluídos onde há poeira, fuligem, uso de maquiagem e carregar crianças ou animais domésticos.
- Pode ver televisão com o protetor, mas a visão, provavelmente, estará embaçada.
- Não testar a visão, alternando os olhos, porque, automaticamente, ao abrir um dos olhos, o outro será forçado de maneira inadequada.
- Comparecer aos retornos e consultas previamente agendadas, para que o médico possa avaliar a estabilização e a resposta ao tratamento.
Se tiver dúvidas sobre os cuidados ou alguma situação não mencionada, converse com o seu médico.
O IOA segue as determinações do Manual de Publicidade Médica descritas no Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1974/11). Se você observou algum item que não esteja de acordo com o manual, entre em contato conosco para informar o problema.