Pacientes com diabetes não acreditam que podem perder a visão e negligenciam o controle da doença.
Dentre as complicações mais comuns do diabetes mal controlado, a cegueira é a mais grave ao paciente, e engana-se, quem acredita que essa doença afete apenas os idosos. Muitos adultos com idade ativa acabam perdendo a visão ao negligenciar o controle correto da doença.
O excesso de açúcar no sangue de forma prolongada prejudica os vasos sanguíneos e gera um acúmulo de líquido e de proteínas na região da mácula, o que faz com que a retina inche e a visão se torne bastante prejudicada, borrada, causando a retinopatia diabética.
A cirurgia a laser pode selar o sangramento dos vasos sanguíneos do olho e evitar o dano permanente à retina. Às vezes, é possível utilizar outras formas de cirurgia ou medicamentos injetáveis. Por esse motivo, os diabéticos devem realizar anualmente um exame ocular para verificar se há sinais prévios de danos.
Hoje, o Brasil está em 5º lugar no mundo com incidência de diabetes, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). Segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), estima-se que em 2030 este número cresça para 21,5 milhões.
A crescente se deve, em grande parte, ao aumento do diabetes tipo 2 e dos fatores de risco relacionados a obesidade, alimentação não saudáveis e falta de atividades físicas.
Cuide de sua saúde, previna-se contra o Diabetes.