A catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino, lente natural do olho responsável pela focalização da luz. O cristalino fica opaco e a luz não chega à retina em quantidade suficiente, o que prejudica a qualidade da visão. Com o passar do tempo, a catarata pode se agravar até o ponto de causar cegueira.
O tratamento da catarata é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino nebuloso.
Atualmente, existem técnicas mais modernas e principalmente mais seguras para remoção do cristalino, garantindo um recuperação extremamente rápida.
No Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA) utilizamos a moderna técnica de facoemulsificação, com anestesia tópica (apenas colírios). Com essa técnica, todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão (2 milímetros), aumentando a segurança do procedimento e reabilitação visual. O cristalino é então removido e o mesmo deverá ser substituído por uma lente intra-ocular. A cirurgia de catarata através da microincisão permite uma recuperação da visão quase imediata, sem a necessidade de pontos.
Veja o que acontece na cirurgia de Catarata:
1- Anestesia tópica (apenas colírios)
2- O cristalino é retirado por faco emulsificação – um aparelho tritura e aspira a lente natural do olho doente, essa moderna técnica exige cortes e suturas mínimas.
3- O procedimento substitui o cristalino por uma lente artificial (intraocular), que faz com que o paciente recupere a nitidez visual.
Assista o vídeo: