Instituto de Oftalmologia de Assis | 17 de setembro de 2015

Doenças da Retina

O que é a retina?

A retina é uma membrana que recobre a face interna do olho e que contém as células capazes de captar os sinais luminosos.

A função da retina é transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso, ou seja, ela capta as imagens, processa e envia ao cérebro para que sejam lidas.

Quais são as principais Doenças da Retina?

As principais doenças da retina são:

  • Retinopatia diabética
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade – DMRI
  • Retinopatia hipertensiva
  • Retinopatia miópica
  • Descolamento de Retina
  • Infeções (toxoplasmose, rubéola)
  • Tumores intra-oculares

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com cada doença mas em geral são:

  • Embaçamento da visão;
  • Perda parcial da visão;
  • Linhas retas aparecem distorcidas;
  • Dificuldade na leitura;
  • Dificuldade em reconhecer rostos de pessoas;

Sempre que você perceber mudança na sua visão ou na sua capacidade de ver detalhes ou cores em objetos você deve consultar um oftalmologista.

Diagnósticos e Exames

Através de exames específicos é possível diagnosticar as diversas Doenças da Retina. Estes exames devem ser realizados por um oftalmologista especialista em retina. Além de pessoal qualificado o IOA conta com equipamentos avançados que permitem a detecção e diagnóstico das Doenças da Retina. No IOA também é possível a realização do tratamento das Doenças da Retina e cirurgia conforme o caso. Saiba mais sobre os Exames de rotina.

Tratamento

Sim, para a maioria das doenças da retina existe tratamento. Os tratamentos variam desde complexos vitamínicos (vitaminas), medicamentos e em alguns casos cirurgia. Os tratamentos para as Doenças da Retina devem ser indicados por um médico oftalmologista especializado em retina. O IOA conta com profissionais especializados em retina e qualificados para prescrever ou realizar qualquer tipo de tratamento para as Doenças da Retina.

Cirurgia

Na maioria dos casos não é necessário a cirurgia, entretanto esta é um opção que seu médico pode considerar dependendo do grau da sua doença. Qualquer cirurgia nos olhos e retina deve ser realizada por um médico oftalmologista especializado. O IOA conta com profissionais qualificados, com anos de experiência e que se mantém atualizados com as mais novas técnicas e tecnologias na área da oftalmologia participando de congressos, simpósios, seminários e cursos de atualização na área.

Hereditariedade

Ainda não existem estudos conclusivos sobre o fato das doenças da retina serem hereditárias ou não, entretanto as informações que existem até o momento indicam uma inclinação neste sentido.

Você também pode gostar
Dr. Victor participa do XIX Congresso da Sociedade Caipira de Oftalmologia
+
Dr. Victor participa do XIX Congresso da Sociedade Caipira de Oftalmologia

A última semana foi marcada por muita troca de conhecimento pelo oftalmologista Dr. Victor Antunes – do IOA Instituto de Oftalmologia de Assis, que esteve ...

17 de junho de 2019
63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia – CBO
+
63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia – CBO

Nosso especialista em córnea, Dr. Victor A. C. Antunes, participou do 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia – CBO, que aconteceu no Rio de Janeiro/RJ nos ...

6 de setembro de 2019
37º Congresso da ESCRS – 2019
+
37º Congresso da ESCRS – 2019

Durante os dias 14 – 18 de setembro de 2019, aconteceu o 37º Congresso da ESCRS (Sociedade Europeia de Catarata e Cirurgia Refrativa), em Paris, na ...

18 de setembro de 2019