Instituto de Oftalmologia de Assis | 5 de agosto de 2019

Você sabe o que é Oculoplástica?

 

A Cirurgia Oculoplástica pode ser indicada a qualquer pessoa, independente de raça ou gênero, sempre que as pálpebras apresentarem excessos tanto de pele como de gordura e músculo orbicular. Jovens com bolsas palpebrais, mulheres com dificuldade para se maquiar, idosos com peso nas pálpebras e diminuição de acuidade visual. Pessoas mais ou menos vaidosas, mas que buscam uma melhor aparência.

 

 

As queixas podem variar entre estéticas e funcionais, pois qualquer excedente pode gerar aspecto de cansaço, tristeza e sonolência. Funcionalmente, são muito comuns as queixas de cansaço à leitura, sensação de peso e até diminuição de campo visual superior.

 

INDICAÇÕES

• Estéticas: sempre que alguma queixa estética tem possibilidade de melhora.

• Funcionais: quando por meio da cirurgia há melhora dos excessos e da abertura palpebral, e consequentemente da sensação de peso, cansaço e campo visual.

 

 

SOBRE A CIRURGIA

A cirurgia geralmente é realizada com anestesia local sob sedação anestésica. Os exames pré-operatórios básicos são hemograma, glicemia e coagulograma. Em alguns casos, é necessário solicitar avaliação cardiológica com risco cirúrgico. É importante sempre fazer um exame oftalmológico completo e, em alguns casos, avaliar o filme lacrimal.

No pós-operatório, o paciente deve ter repouso e muitas compressas geladas, principalmente nos primeiros três dias, quando o inchaço é bem maior; depois podem ser mais espaçadas até a remoção dos pontos. Esse procedimento acalma e promove sensação de bem-estar ao paciente, porque o incômodo maior é o inchaço, já que não há dor no pós-operatório. Dentre as medicações prescritas, são usadas pomadas oftalmológicas para os pontos da pele e colírios, dependendo do caso.

 

 

CONTRA INDICAÇÕES

• Pacientes com alto risco cirúrgico e que não podem interromper o uso de anticoagulantes;

• Quando a expectativa de resultado do paciente é maior do que se consegue com a cirurgia. Daí vem à importância de uma consulta minuciosa e com bastante tempo para avaliar a psique do paciente.

 

 

Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Você também pode gostar
Vista cansada: um desafio comum após os 40 anos
+
Vista cansada: um desafio comum após os 40 anos

Você já ouviu falar da vista cansada? Se você está na faixa dos 40 anos ou mais, provavelmente já teve algum contato com essa condição ocular. A vista ...

4 de julho de 2023
Doenças Oculares mais comuns no verão
+
Doenças Oculares mais comuns no verão

As doenças mais frequentes no verão   Veja as enfermidades mais comuns nos períodos mais quentes: 1. Alergias O uso de cosméticos muito próximo aos ...

14 de dezembro de 2022