Instituto de Oftalmologia de Assis | 22 de novembro de 2022

Cirurgia de Catarata Melhora a Qualidade de Vida

O potencial e a velocidade de melhora visual que a cirurgia de catarata tem de proporcionar são bem conhecidas nos dias atuais.  Quem já foi submetido à cirurgia ou acompanhou a recuperação de alguém fica impressionado com os resultados obtidos, tanto de melhora visual quanto de aumento da qualidade de vida. As cores se tornam mais vivas, os contornos mais notáveis e o embaçamento que existia melhora. Além disso, muitos conseguem reduzir ou até eliminar o uso dos óculos.

São resultados realmente fantásticos e que trazem um impacto positivo na vida dessa pessoa. Ou seja, cirurgia de catarata melhora a qualidade de vida!!!

Em vários outros textos aqui no blog,  sobre o que é a catarata, como fazer para se prevenir, qual a melhor lente e outras informações que são de extrema valia para quem vai ser submetido ao tratamento. Tudo Sobre Catarata.

Hoje vamos discorrer sobre como a cirurgia de catarata pode impactar positivamente a (qualidade de) vida, mais especificamente vamos destacar os pontos sobre a direção. 

É comum que os indivíduos apresentem queixa como piora visual, insegurança ao dirigir, incômodo intenso com reflexos de faróis e até acidentes, desde leves arranhões de lataria até os possivelmente fatais. Além disso, as renovações de habilitação tornam-se momentos estressantes pelo risco de perder a carteira de motorista e toda a independência que vem junto. E uma das causas dessas angústias pode ser a catarata.

Um estudo australiano provou com números o resultado da cirurgia de catarata em melhorar a direção e que “quase acidentes” e acidentes tiveram redução de 48% depois da cirurgia. 

Os pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental testaram o desempenho da condução de 44 pacientes antes da cirurgia de catarata. O simulador de direção avaliou uma variedade de variáveis: limites de velocidade ajustados, densidades de tráfego, cruzamentos não controlados e travessias de pedestres.

 Os mesmos pacientes foram submetidos ao simulador de direção novamente após a primeira cirurgia de catarata e depois novamente, após a cirurgia do segundo olho. Após a cirurgia do primeiro olho, os “quase acidentes” e acidentes diminuíram em 35%; após a segunda cirurgia, o número caiu para 48%.

Essas conclusões foram comprovadas cientificamente, mas os resultados não são surpreendentes quando refletimos: quem enxerga bem causa menos acidentes de trânsito, não é mesmo?! 

Para evitar acidentes no trânsito, estar enxergando bem é essencial. Se você está esbarrando o carro com frequência ou percebe esse comportamento em alguém, procure um oftalmologista para verificar a visão. Além de se proteger, estará evitando acidentes com outras pessoas que podem ser graves e com risco de machucar alguém. 

 

Agende sua consulta.

Você também pode gostar
Vale a pena colocar nos óculos filtro de luz azul?
+
Vale a pena colocar nos óculos filtro de luz azul?

Os óculos com filtros especiais de bloqueio de luz azul valem a pena? Recebo essa pergunta todos os dias no consultório, tanto de pessoas que usam óculos quanto ...

28 de junho de 2022
O que são oclusões venosas da retina?
+
O que são oclusões venosas da retina?

As oclusões venosas da retina são um bloqueio do fluxo sanguíneo na retina. Por causa dessa obstrução, que pode ser da veia central da retina ou de ...

16 de maio de 2017
Hábito de fumar e as doenças oculares
+
Hábito de fumar e as doenças oculares

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, responsável por 63% dos óbitos relacionados às ...

19 de janeiro de 2020