Instituto de Oftalmologia de Assis | 22 de novembro de 2022

Cirurgia de Catarata Melhora a Qualidade de Vida

O potencial e a velocidade de melhora visual que a cirurgia de catarata tem de proporcionar são bem conhecidas nos dias atuais.  Quem já foi submetido à cirurgia ou acompanhou a recuperação de alguém fica impressionado com os resultados obtidos, tanto de melhora visual quanto de aumento da qualidade de vida. As cores se tornam mais vivas, os contornos mais notáveis e o embaçamento que existia melhora. Além disso, muitos conseguem reduzir ou até eliminar o uso dos óculos.

São resultados realmente fantásticos e que trazem um impacto positivo na vida dessa pessoa. Ou seja, cirurgia de catarata melhora a qualidade de vida!!!

Em vários outros textos aqui no blog,  sobre o que é a catarata, como fazer para se prevenir, qual a melhor lente e outras informações que são de extrema valia para quem vai ser submetido ao tratamento. Tudo Sobre Catarata.

Hoje vamos discorrer sobre como a cirurgia de catarata pode impactar positivamente a (qualidade de) vida, mais especificamente vamos destacar os pontos sobre a direção. 

É comum que os indivíduos apresentem queixa como piora visual, insegurança ao dirigir, incômodo intenso com reflexos de faróis e até acidentes, desde leves arranhões de lataria até os possivelmente fatais. Além disso, as renovações de habilitação tornam-se momentos estressantes pelo risco de perder a carteira de motorista e toda a independência que vem junto. E uma das causas dessas angústias pode ser a catarata.

Um estudo australiano provou com números o resultado da cirurgia de catarata em melhorar a direção e que “quase acidentes” e acidentes tiveram redução de 48% depois da cirurgia. 

Os pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental testaram o desempenho da condução de 44 pacientes antes da cirurgia de catarata. O simulador de direção avaliou uma variedade de variáveis: limites de velocidade ajustados, densidades de tráfego, cruzamentos não controlados e travessias de pedestres.

 Os mesmos pacientes foram submetidos ao simulador de direção novamente após a primeira cirurgia de catarata e depois novamente, após a cirurgia do segundo olho. Após a cirurgia do primeiro olho, os “quase acidentes” e acidentes diminuíram em 35%; após a segunda cirurgia, o número caiu para 48%.

Essas conclusões foram comprovadas cientificamente, mas os resultados não são surpreendentes quando refletimos: quem enxerga bem causa menos acidentes de trânsito, não é mesmo?! 

Para evitar acidentes no trânsito, estar enxergando bem é essencial. Se você está esbarrando o carro com frequência ou percebe esse comportamento em alguém, procure um oftalmologista para verificar a visão. Além de se proteger, estará evitando acidentes com outras pessoas que podem ser graves e com risco de machucar alguém. 

 

Agende sua consulta.

Você também pode gostar
Especialista em Miopia em São Paulo
+
Especialista em Miopia em São Paulo

Você quer saber mais sobre especialista em Miopia em São Paulo? Então fique conosco, vamos contar um pouco mais! Confira a seguir! Para começar, você sabe o ...

9 de maio de 2016
Especialista em Ceratocone
+
Especialista em Ceratocone

O  ceratocone é uma doença que afeta a “vida útil” da córnea e por isso, em alguns casos, acaba necessitando de um transplante que permita corrigir ...

13 de maio de 2016
Dia Mundial de Combate ao Glaucoma
+
Dia Mundial de Combate ao Glaucoma

O Glaucoma pode ser definido como uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda de campo visual e risco de cegueira, caso não diagnosticado e ...

26 de maio de 2017