Instituto de Oftalmologia de Assis | 22 de dezembro de 2016

Como proteger seus olhos durante o verão?

Com a chegada do verão, a maioria das pessoas corre em busca de produtos mais eficazes para proteger a pele do sol e evitar manchas e outras doenças mais sérias, como o câncer. Mas, você sabia que não é só a pele que precisa de proteção?

A região dos olhos é muito sensível e precisa de cuidados especiais intensificados no verão, época em que epidemias de conjuntivite e outras irritações por conta do cloro, da água do mar e do sol podem surgir. Por isso, cuidar da saúde dos olhos é fundamental.

Agora você vai conferir algumas dicas importantes para cuidar dos olhos de maneira adequada e garantir um verão cheio de diversão e saúde para aproveitar todos os momentos. Confira!

Use óculos escuros para manter a saúde dos olhos 

Os óculos escuros não fazem parte apenas de acessórios da moda. O item é indispensável para proteger os olhos da radiação solar UVA e UVB.

Mesmo embaixo do guarda-sol, o uso das lentes escuras é altamente recomendado, já que elas evitam o contato direto com os raios solares, prevenindo queimaduras na região e até cegueira temporária. Para reforçar a proteção, conte com o auxílio de bonés, chapéus e procure ficar sempre embaixo do guarda-sol.

Atenção: escolha óculos de boa qualidade, que ofereçam proteção UVA/UVB. Do contrário, o uso do acessório pode prejudicar ainda mais a saúde ocular.

Evite abrir os olhos embaixo d’água

Underwater brothers portrait in swimming pool.

Com as altas temperaturas do verão tropical, as águas das piscinas e mares também tendem ao aquecimento. Em consequência do ambiente úmido e quente, a proliferação de bactérias acaba aumentando nessa época do ano. Por isso, é importante não abrir os olhos durante o mergulho, evitando irritações nos olhos e até doenças como a conjuntivite, bem comum nessa época do ano.

Mantenha o protetor solar longe dos olhos

Apesar de ser essencial para proteger a pele diariamente, o protetor solar deve ficar longe da região dos olhos. Com o calor, o suor pode levar o produto para a região ocular, causando irritação. A dica para proteger a área é usar um protetor em pó compacto exclusivo para as pálpebras.

Use um colírio para lubrificar o globo ocular

A areia das praias pode entrar em contato com os olhos e causar irritações ou, no caso das piscinas, o cloro presente na água também pode surtir um efeito semelhante, deixando os olhos sensíveis e lacrimejantes. Para evitar essa sensação, aplique um colírio lubrificante indicado pelo seu médico logo após frequentar esses locais.

Lave bem as mãos antes de tocar os olhos

O verão é uma época propícia a bactérias, por conta da temperatura adequada à sua reprodução. Por isso, evite tocar ou coçar a região dos olhos quando estiver na rua. Antes de lavar o rosto ou aplicar o colírio, lave bem as mãos com sabonete para evitar levar bactérias que possam causar conjuntivite ou qualquer outro tipo de irritação.

A saúde dos olhos pode ser mantida no verão com atenção e alguns cuidados, entre eles, evitar o contato direto das mãos sem lavá-las antes, usar óculos escuros e produtos específicos para manter a região sempre lubrificada e protegida dos raios solares. Basta seguir as dicas acima e ficar pronto para aproveitar o verão com saúde!

E então, já checou se você tem tudo o que precisa para proteger seus olhos das doenças do verão? Compartilhe esse texto em suas redes sociais e ajude também seus amigos na proteção dessa área

Você também pode gostar
Dia Mundial de Combate ao Glaucoma
+
Dia Mundial de Combate ao Glaucoma

O Glaucoma pode ser definido como uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda de campo visual e risco de cegueira, caso não diagnosticado e ...

26 de maio de 2017
ASCRS 2018
+
ASCRS 2018

Dr. Victor Antunes CRM-SP 108193 / RQE 69538 do Instituto de Oftalmologia de Assis – IOA, está neste momento em Washington, EUA, participando do ASCRS 2018. A ...

16 de abril de 2018
Miopia alta tem cura?
+
Miopia alta tem cura?

Se você tem miopia, provavelmente já se perguntou se há uma cura, ou pelo menos algo que possa ser feito para retardar sua progressão para que você não ...

23 de maio de 2016