Instituto de Oftalmologia de Assis | 12 de maio de 2017

O que é Edema Macular Diabético?

O edema macular diabético é a maior causa de perda de visão em indivíduos com diabetes mellitus, aproximadamente 7% dos pacientes com diabetes ao redor do mundo sofrem com edema macular diabético.

O diabetes é um problema causado pela forma como o seu corpo utiliza os açúcares (glicose), resultando em níveis elevados de açúcar no sangue. Ao longo do tempo, o nível elevado de açúcar no sangue pode danificar pequenos vasos sanguíneos do olho, levando à inflamação. O derrame de fluido destes vasos sanguíneos pode resultar em acúmulo de líquido na parte central da retina (mácula), que chamamos de edema macular diabético (EMD).

Primeira alterações:

  • Visão central embaçada e/ou dupla (pode variar entre leve e grave)
  • Sensibilidade alterada ao contraste
  • Fotofobia (sensibilidade aumentada à luz)
  • Mudança na visualização de cores
  • Alteração no campo de visão, manchas, também chamados de escotomas

Edema macular:

À medida que a doença progride com o tempo, forma-se o inchaço (edema) na retina por causa do acúmulo de líquidos e proteínas no local. Há risco de hemorragias e, caso ocorra demora na realização do tratamento, há possibilidade de danos irreversíveis na retina.

Fatores de risco e diagnósticos:

No início, a doença não apresenta nenhum sintoma e o paciente pode não perceber alterações na visão. As complicações tornam-se mais sérias com o passar do tempo e, se não for diagnosticada e tratada da forma adequada, pode levar à perda irreversível da visão.

Por isso, todo paciente diabético deve ser submetido a exame de mapeamento de retina regularmente e ficar atento aos fatores de risco que podem desencadear a doença, como idade avançada e sedentarismo, além de outras patologias como a hipertensão e, principalmente, o controle metabólico sistêmico do diabetes.

O diagnóstico é comum quando a doença já prejudicou a visão do paciente, por isso é importante que até mesmo as pessoas que não apresentem os sintomas de edema macular diabético façam acompanhamento oftalmológico regularmente, pois o edema pode ser descoberto em um simples exame de rotina.

13,4 milhões de diabéticos – 50% dos diabéticos não sabem que possuem a doença.

Brasil é o 4˚ país com maior número de portadores de diabetes no mundo – 40% dos diabéticos sofrem de alteração oftalmológicas.

Você também pode gostar
ASCRS Chicago 2012
+
ASCRS Chicago 2012

Aconteceu na Cidade de Chicago nos Estados Unidos da América o maior congresso oftalmológico do planeta a ASCRS / ASOA 2012, este evento de renome internacional ...

17 de setembro de 2015
Dr. Victor A. Coronado Antunes ministra palestra no Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (SINBOS)
+
Dr. Victor A. Coronado Antunes ministra palestra no Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (SINBOS)

Dr. Victor A. Coronado Antunes participa do Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (SINBOS), realizado nos dias 22 a 24 de outubro nas dependências ...

23 de outubro de 2015