O exame de Estesiometria Corneana é indicado para avaliar a sensibilidade tátil da córnea, quando há suspeita de diminuição dessa sensibilidade. A sensibilidade é responsável por induzir a regeneração contínua das células da córnea. É um exame bastante rápido, realizado com um aparelho denominado Estesiômetro de Cochet-Bonnet, em que um filamento delgado de nylon, de comprimento variável, é tocado no centro da córnea. É solicitado ao paciente que indique se existe a sensação de toque à medida em que esse filamento é encurtado.
Portadores de diabetes mellitus, pterígio, síndrome do olho seco, infecções corneanas por herpes e usuários de lentes de contato, entre outros, podem apresentar sensibilidade corneana alterada. Problemas na sensibilidade corneana podem causar doenças graves nos olhos quando não diagnosticadas e tratadas no devido tempo.
O IOA segue as determinações do Manual de Publicidade Médica descritas no Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1974/11). Se você observou algum item que não esteja de acordo com o manual, entre em contato conosco para informar o problema.