Instituto de Oftalmologia de Assis | 4 de fevereiro de 2016

Veja o infográfico sobre o que acontece na cirurgia de Catarata?

A catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino, lente natural do olho responsável pela focalização da luz. O cristalino fica opaco e a luz não chega à retina em quantidade suficiente, o que prejudica a qualidade da visão. Com o passar do tempo, a catarata pode se agravar até o ponto de causar cegueira.

O tratamento da catarata é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino nebuloso.

Atualmente, existem técnicas mais modernas e principalmente mais seguras para remoção do cristalino, garantindo um recuperação extremamente rápida.

No Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA) utilizamos a moderna técnica de facoemulsificação, com anestesia tópica (apenas colírios). Com essa técnica, todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão (2 milímetros), aumentando a segurança do procedimento e reabilitação visual. O cristalino é então removido e o mesmo deverá ser substituído por uma lente intra-ocular. A cirurgia de catarata através da microincisão permite uma recuperação da visão quase imediata, sem a necessidade de pontos.

Veja o que acontece na cirurgia de Catarata:

1- Anestesia tópica (apenas colírios)

2- O cristalino é retirado por faco emulsificação – um aparelho tritura e aspira a lente natural do olho doente, essa moderna técnica exige cortes e suturas mínimas.

3- O procedimento substitui o cristalino por uma lente artificial (intraocular), que faz com que o paciente recupere a nitidez visual.

Assista o vídeo:

Você também pode gostar
Aprenda a identificar diferentes profissões ligadas à visão
+
Aprenda a identificar diferentes profissões ligadas à visão

O médico oftalmologista e o optometrista NÃO desempenham a mesma função: faz diferença! Para cuidar da saúde é fundamental escolher um profissional ...

6 de janeiro de 2020
FILHOS – Quando fazer o primeiro exame?
+
FILHOS – Quando fazer o primeiro exame?

O primeiro exame a ser realizado é o “teste do olhinho”, logo após o nascimento do bebê, onde podemos detectar quaisquer possíveis anormalidades na ...

6 de março de 2020
Hábito de fumar e as doenças oculares
+
Hábito de fumar e as doenças oculares

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, responsável por 63% dos óbitos relacionados às ...

19 de janeiro de 2020