Instituto de Oftalmologia de Assis | 4 de fevereiro de 2016

Veja o infográfico sobre o que acontece na cirurgia de Catarata?

A catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino, lente natural do olho responsável pela focalização da luz. O cristalino fica opaco e a luz não chega à retina em quantidade suficiente, o que prejudica a qualidade da visão. Com o passar do tempo, a catarata pode se agravar até o ponto de causar cegueira.

O tratamento da catarata é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino nebuloso.

Atualmente, existem técnicas mais modernas e principalmente mais seguras para remoção do cristalino, garantindo um recuperação extremamente rápida.

No Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA) utilizamos a moderna técnica de facoemulsificação, com anestesia tópica (apenas colírios). Com essa técnica, todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão (2 milímetros), aumentando a segurança do procedimento e reabilitação visual. O cristalino é então removido e o mesmo deverá ser substituído por uma lente intra-ocular. A cirurgia de catarata através da microincisão permite uma recuperação da visão quase imediata, sem a necessidade de pontos.

Veja o que acontece na cirurgia de Catarata:

1- Anestesia tópica (apenas colírios)

2- O cristalino é retirado por faco emulsificação – um aparelho tritura e aspira a lente natural do olho doente, essa moderna técnica exige cortes e suturas mínimas.

3- O procedimento substitui o cristalino por uma lente artificial (intraocular), que faz com que o paciente recupere a nitidez visual.

Assista o vídeo:

Você também pode gostar
43º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo
+
43º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo

A Dra. Juliana Antunes – CRM-SP 105658 / RQE 45616 do Instituto de Oftalmologia de Assis – IOA esteve em Foz do Iguaçu-PR, entre os dias 11 e 14 de abril ...

19 de abril de 2018
Simpósio Lacar Arcs 2017 – Texas
+
Simpósio Lacar Arcs 2017 – Texas

Dr. Victor A. C. Antunes está neste momento no Texas, Estados Unidos, participando do Simpósio Lacar Arcs 2017, evento com médicos selecionados pela Alcon. O ...

21 de julho de 2017
O que são oclusões venosas da retina?
+
O que são oclusões venosas da retina?

As oclusões venosas da retina são um bloqueio do fluxo sanguíneo na retina. Por causa dessa obstrução, que pode ser da veia central da retina ou de ...

16 de maio de 2017