Instituto de Oftalmologia de Assis | 22 de outubro de 2015

Transplante de Córnea Endotelial DMEK DSAEK

O que é córnea? 

A córnea é um tecido transparente que fica na parte frontal do olho. Além de fina, a córnea também é um tecido resistente e por isto uma de suas funções é proteger a parte da frente do olho de agentes externos.

Quais os tipos de transplante de córnea?

Existem basicamente três tipos de transplantes de córnea, sendo eles o transplante de córnea penetrante, transplante de córnea lamelar anterior e o transplante de córnea endotelial que são especialidades do IOA.

O que é o transplante de córnea endotelial?

O transplante de córnea endotelial é uma cirurgia de substituição de uma camada da córnea doente por outra saudável. O diferencial é que nesta técnica não é trocada a córnea inteira, apenas a parte interna e portanto apresenta um tempo de recuperação muito melhor que o transplante tradicional. É confeccionada uma lamela na profundidade 80-90% (DSAEK) ou retirando da córnea doadora apenas a membrana de Descemet e Endotélio (DMEK). Em ambos os casos a córnea é colocada no olho através de uma incisão mínima e dispensando a necessidade de suturas.

Como é o pré-operatório do transplante de córnea endotelial?

O pré-operatório é composto de consultas com seu médico que deverá indicar os exames a serem realizados conforme a necessidade. Em relação à preparação para a cirurgia deve-se estar em jejum de no mínimo de 8 horas para o horário que antecede a mesma.

O transplante de córnea dói? É preciso anestesia para fazer o transplante de córnea endotelial?

Geralmente o transplante é feito com anestesia local e por isso não há dor. Caso julgue necessário o médico poderá solicitar a anestesia geral.

Qual a duração do transplante de córnea endotelial?

A duração do transplante de córnea endotelial varia de 40 a 120 minutos.

Quanto tempo de repouso é preciso no transplante de córnea endotelial?

É recomendado que após o transplante o paciente permaneça no hospital apenas algumas horas para acompanhamento. Além disso indica-se repousar com os olhos fechados durante todo o primeiro dia.

Como é o pós-operatório do transplante de córnea endotelial?

O pós-operatório do transplante de córnea endotelial é feito com o uso de colírios que devem ser utilizados conforme a prescrição do médico. Além disso, deve-se evitar fazer esforço físico ou esfregar os olhos. Recomenda-se utilizar óculos de sol.

Como é o tempo de recuperação no transplante de córnea endotelial?

O tempo de recuperação do transplante de córnea endotelial é de 1 a 3 meses. Muito menor se comparado com as técnicas tradicionais que levam 12 meses ou mais.

É seguro fazer o transplante de córnea endotelial?

Sim, o IOA conta com profissionais qualificados, experientes e com equipamentos avançados. Todos estes fatores trabalham em conjunto para oferecer os transplantes da forma mais segura possível.

O transplante de córnea funciona realmente?

Sim, o transplante de córnea funciona e graças às técnicas modernas, profissionais qualificados e aparelhos avançados temos tido grande sucesso.

Onde fazer o transplante de córnea?

O transplante de córnea pode ser feito na IOA – Instituto Oftalmológico de Assis.

Endereço
Rua Mauá, 91/105 Assis – SP CEP: 19806-010 Brasil

Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Você também pode gostar
Vista cansada: um desafio comum após os 40 anos
+
Vista cansada: um desafio comum após os 40 anos

Você já ouviu falar da vista cansada? Se você está na faixa dos 40 anos ou mais, provavelmente já teve algum contato com essa condição ocular. A vista ...

4 de julho de 2023
ALERTA – Casos de Cegueira Evitável
+
ALERTA – Casos de Cegueira Evitável

    No Brasil, 6,2% da população vivem com alguma deficiência, sendo que 3,6% destas são visuais, de acordo com último levantamento do IBGE. O ...

21 de agosto de 2019
Mitos e Verdades Sobre Desconforto Ocular
+
Mitos e Verdades Sobre Desconforto Ocular

Desconforto ocular envolve vários tipos de doenças? Verdade. Desconforto ocular pode ser uma queixa que vai desde um simples ardor até uma dor mais intensa. É ...

6 de março de 2017