6 dicas que você deve saber sobre o Ceratocone

Compartilhar

 

 

Qual é o melhor tratamento para o ceratocone? Esta é uma pergunta feita por muitas pessoas. O Ceratocone é uma doença da superfície frontal do olho que provoca deterioração progressiva da córnea, prejudicando a visão. A doença acontece normalmente entre os 15 e 30 anos de idade.

 

ceratocone

 

O que segue são seis questões vitais sobre o ceratocone, que você deve compreender para evitar problemas significativos, inconveniência, angústia e sofrimento emocional.

 

1) Você não vai ficar cego por causa do ceratocone

Espanta o grande número de pacientes que tem medo de ficar cego. Esta crença ocorre simplesmente porque eles têm visto a sua visão piorar cada vez mais e temem que a condição do olho vai continuar a agravar-se ao ponto de que nada pode ser feito para recuperar a visão.

 

Algumas pessoas ao longo do tempo não alcançando melhora da visão com lentes de contato ou óculos, temem prosseguir com a cirurgia de transplante de córnea. Eles, então, pensam que é apenas uma questão de tempo antes de ficarem cegos. A realidade é que ninguém vai cego de ceratocone. Existem atualmente várias opções antes do transplante de córnea, incluindo:

 

 

Se o transplante da córnea for realmente necessário, a sua taxa de sucesso é superior a 95% quando realizado por um cirurgião especialista da córnea. Os óculos ou lentes de contato são normalmente necessários após a cirurgia, mas a qualidade visual é normalmente boa para muito boa uma vez que o olho tenha cicatrizado. É importante compreender que a correção da visão ainda será necessária na maioria dos casos.

 

2) O ceratocone não progride para sempre

O Ceratocone geralmente começa lentamente ou de forma agressiva em adolescente durante a puberdade. No ceratocone, a janela da frente do olho (a córnea) torna-se mais fina e, eventualmente, desestabiliza-se e torna-se irregular, o que provoca uma deterioração da visão.

 

O paciente típico de ceratocone acha que sua condição vai continuar a progredir sempre. Quando vejo um adolescente acompanhado por seus pais procuro ter uma longa e cuidadosa discussão, pois geralmente estão estressados e chateados.

 

A boa notícia, para a maioria das pessoas, é que o ceratocone normalmente estabiliza bastante bem depois de vinte e cinco anos de idade, exceto quando:

 

  • Lentes de contato são mal adaptadas.
  • A pessoa afetada regularmente e de forma agressiva esfrega os olhos.

 

Ao paciente ler muitos artigos sobre o ceratocone na literatura e na internet é comum encontrar que o ceratocone progride até os 40 anos de idade. Esta não é a realidade, quando as lentes estão adaptadas corretamente e a pessoa afetada não fica coçando os olhos.

 

3) Não coçar os olhos é essencial

As pessoas que têm ceratocone muitas vezes também têm alergias. Alergias de pele e asma são comuns. Com estas condições vêm coceira nos olhos. Outro grupo de pessoas que tem ceratocone, mas não apresentam alergias, são as que tem o hábito de coçar os olhos. Esfregar os olhos agressivamente pode causar ou progredir ceratocone. Por isso, é muito importante ter estratégias para diminuir o desejo de esfregar.

 

Em teoria, esfregar os olhos que estão predispostos ao ceratocone traumatiza a córnea deixando-a fina e tornando-a irregular. Isto provoca uma distorção na visão que muitas vezes não podem ser corrigida com óculos.

 

Você precisa parar de coçar os olhos agora.

 

4) Nem todas as soluções da lente de contato são as mesmas

Uma higiene impecável da lente de contato é fundamental para o sucesso contínuo do uso de lentes e, consequentemente, boa visão. É óbvio que manter as lentes de contato limpas é importante para manter a boa saúde dos olhos, mas você sabia que as próprias soluções muitas vezes causam reações tóxicas ou alérgicas, que pode fazer com que as lentes de contato se desgastem se tornando desconfortáveis?

 

As soluções de lentes de contato usam conservantes para preservar elas estéreis. Conservantes matam as células bacterianas vivas, mas o olho é também constituído por células, que podem ser afetados por estes mesmos conservantes.

 

Conservantes em soluções para lentes de contato pode fazer os olhos ficarem vermelhos, e causar coceira. Nesses casos é aconselhável uma lavagem rápida com um lubrificante sem conservantes antes de inserir a lente no olho, ou optar por uma lavagem da lente com uma solução sem conservantes antes da inserção.

 

Lembre-se do que dissemos antes. Muitos pacientes com ceratocone sofrem com alergias e, portanto, são mais sensíveis a substâncias irritantes. Infelizmente as soluções que protegem nossos olhos de infecções também podem causar uma reação alérgica ou tóxica. O procedimento tal como descrito antes no entanto não é muito difícil e muitas vezes cria uma melhora significativa no conforto.

 

5) Soluções (One-Step) para limpeza de lentes rígidas não são uma boa opção

Muitas soluções hoje são promovidas como “um passo” e “não esfregar”. Para lentes gás permeáveis rígidas, estes tipos de soluções não são as mais indicadas. Essas lentes normalmente têm uma expectativa de vida de pelo menos doze meses. É importante esfregá-las com um produto de limpeza à base de detergente, para então, serem embebidas numa solução de desinfecção durante a noite. Muitas vezes, uma solução de remoção de proteína também tem deve ser adicionado para manter as lentes completamente limpas.

 

Infelizmente, muitos pacientes são atraídos para soluções de limpeza mais fáceis “um passo” e “sem esfregar”, inocentemente pensando que suas lentes serão devidamente limpas, porém, isso não acontece. Isso, encurta significativamente a vida útil da lente e causa irritações oculares em muitos pacientes. É um pouco como dizer para lavar o cabelo apenas com condicionador e nunca com shampoo.

 

6) Especialistas em ceratocone

A boa notícia é que há um número de oftalmologistas altamente qualificados em todo o país e que cuidam de muitos pacientes com ceratocone.

 

Se você leu este artigo e tem ou sabe alguém com ceratocone que está vivendo um momento difícil, eu convido você a entrar em contato comigo pelo e-mail: contato@ioa.com.br. Com o cuidado apropriado você vai ter um plano de ação para o ceratocone de forma rápida e eficiente.

 

Dr. Victor A. C. Antunes – CRM 108193

 

 

Saiba tudo sobre o ceratocone, baixe nosso e-book explicativo:

baixar ebook

 

Se preferir agende uma consulta on-line:

 


Vídeos ver todos