Instituto de Oftalmologia de Assis | 12 de maio de 2017

O que é Edema Macular Diabético?

O edema macular diabético é a maior causa de perda de visão em indivíduos com diabetes mellitus, aproximadamente 7% dos pacientes com diabetes ao redor do mundo sofrem com edema macular diabético.

O diabetes é um problema causado pela forma como o seu corpo utiliza os açúcares (glicose), resultando em níveis elevados de açúcar no sangue. Ao longo do tempo, o nível elevado de açúcar no sangue pode danificar pequenos vasos sanguíneos do olho, levando à inflamação. O derrame de fluido destes vasos sanguíneos pode resultar em acúmulo de líquido na parte central da retina (mácula), que chamamos de edema macular diabético (EMD).

Primeira alterações:

  • Visão central embaçada e/ou dupla (pode variar entre leve e grave)
  • Sensibilidade alterada ao contraste
  • Fotofobia (sensibilidade aumentada à luz)
  • Mudança na visualização de cores
  • Alteração no campo de visão, manchas, também chamados de escotomas

Edema macular:

À medida que a doença progride com o tempo, forma-se o inchaço (edema) na retina por causa do acúmulo de líquidos e proteínas no local. Há risco de hemorragias e, caso ocorra demora na realização do tratamento, há possibilidade de danos irreversíveis na retina.

Fatores de risco e diagnósticos:

No início, a doença não apresenta nenhum sintoma e o paciente pode não perceber alterações na visão. As complicações tornam-se mais sérias com o passar do tempo e, se não for diagnosticada e tratada da forma adequada, pode levar à perda irreversível da visão.

Por isso, todo paciente diabético deve ser submetido a exame de mapeamento de retina regularmente e ficar atento aos fatores de risco que podem desencadear a doença, como idade avançada e sedentarismo, além de outras patologias como a hipertensão e, principalmente, o controle metabólico sistêmico do diabetes.

O diagnóstico é comum quando a doença já prejudicou a visão do paciente, por isso é importante que até mesmo as pessoas que não apresentem os sintomas de edema macular diabético façam acompanhamento oftalmológico regularmente, pois o edema pode ser descoberto em um simples exame de rotina.

13,4 milhões de diabéticos – 50% dos diabéticos não sabem que possuem a doença.

Brasil é o 4˚ país com maior número de portadores de diabetes no mundo – 40% dos diabéticos sofrem de alteração oftalmológicas.

Você também pode gostar
Congresso Brasileiro de Córnea / SOBLEC
+
Congresso Brasileiro de Córnea / SOBLEC

O médico oftalmologista Dr. Victor A. C. Antunes – CRM-SP 108193 / RQE 69538, do IOA – Instituto de Oftalmologia de Assis, participou nos dias 12 e 13 ...

12 de outubro de 2018
Novas tecnologias no tratamento de ceratocone
+
Novas tecnologias no tratamento de ceratocone

Vários novos tratamentos e novas tecnologias têm sido utilizados nos últimos anos no tratamento do ceratocone. Tipos de tecnologias e tratamentos de ceratocone ...

18 de abril de 2016
XXVI Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente – COMEPP
+
XXVI Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente – COMEPP

Dr. Victor Antunes CRM-SP 108193 / RQE 69538 do Instituto de Oftalmologia de Assis – IOA, participa como palestrante do XXVI Congresso Médico Estudantil de ...

16 de agosto de 2018