As doenças mais frequentes no verão
Veja as enfermidades mais comuns nos períodos mais quentes:
1. Alergias
O uso de cosméticos muito próximo aos olhos, o contato com água contaminada do mar e o excesso de cloro nas piscinas podem causar alergias oculares. Além disso, mofo, pólen, pelos de animais e poeira propiciam irritação e coceira nos olhos.
2. Conjuntivite
Por se tratar de uma doença contagiosa, o calor e a aglomeração de pessoas durante o verão favorecem a contaminação por vírus e bactérias. Por isso, evite levar as mãos aos olhos ou compartilhar toalhas ou outros objetos de uso pessoal.
3. Ceratite
É uma inflamação que afeta a porção externa dos olhos e pode ser provocada tanto pela exposição prolongada à luz solar quanto pelo contato com água contaminada ou uso de lentes infectadas.
4. Pterígio
É uma doença que causa o crescimento anormal da membrana que cobre a córnea, provoca desconfortos e pode afetar seriamente a visão, levando a coceiras constantes.
5. Catarata precoce
Esta enfermidade é mais comum em pessoas idosas, porém, embora muitas pessoas não saibam, também pode ocorrer precocemente em indivíduos que exageram na exposição ao sol e outras razões.
6. Degeneração macular da retina
Essa é uma doença degenerativa, que provoca perda progressiva da visão central em pessoas mais velhas. Porém as pessoas que passam muito tempo com os olhos expostos ao sol têm duas vezes mais probabilidade de desenvolvê-la precocemente.
Em todos os casos, independentemente da gravidade, evite a automedicação e, se os sintomas forem recorrentes, não deixe de fazer uma visita ao seu oftalmologista de confiança.
Quer aproveitar as suas férias tranquilamente? Então mantenha os cuidados com os olhos no verão!
Além disso, realize suas consultas e exames de rotina ou acompanhamento num centro de excelência como o IOA.
Somos referência em cuidados com a visão e dispomos de uma estrutura completa para atender todas as suas necessidades e de sua família; de crianças a idosos.