Instituto de Oftalmologia de Assis | 17 de setembro de 2015

Doenças da Retina

O que é a retina?

A retina é uma membrana que recobre a face interna do olho e que contém as células capazes de captar os sinais luminosos.

A função da retina é transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso, ou seja, ela capta as imagens, processa e envia ao cérebro para que sejam lidas.

Quais são as principais Doenças da Retina?

As principais doenças da retina são:

  • Retinopatia diabética
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade – DMRI
  • Retinopatia hipertensiva
  • Retinopatia miópica
  • Descolamento de Retina
  • Infeções (toxoplasmose, rubéola)
  • Tumores intra-oculares

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com cada doença mas em geral são:

  • Embaçamento da visão;
  • Perda parcial da visão;
  • Linhas retas aparecem distorcidas;
  • Dificuldade na leitura;
  • Dificuldade em reconhecer rostos de pessoas;

Sempre que você perceber mudança na sua visão ou na sua capacidade de ver detalhes ou cores em objetos você deve consultar um oftalmologista.

Diagnósticos e Exames

Através de exames específicos é possível diagnosticar as diversas Doenças da Retina. Estes exames devem ser realizados por um oftalmologista especialista em retina. Além de pessoal qualificado o IOA conta com equipamentos avançados que permitem a detecção e diagnóstico das Doenças da Retina. No IOA também é possível a realização do tratamento das Doenças da Retina e cirurgia conforme o caso. Saiba mais sobre os Exames de rotina.

Tratamento

Sim, para a maioria das doenças da retina existe tratamento. Os tratamentos variam desde complexos vitamínicos (vitaminas), medicamentos e em alguns casos cirurgia. Os tratamentos para as Doenças da Retina devem ser indicados por um médico oftalmologista especializado em retina. O IOA conta com profissionais especializados em retina e qualificados para prescrever ou realizar qualquer tipo de tratamento para as Doenças da Retina.

Cirurgia

Na maioria dos casos não é necessário a cirurgia, entretanto esta é um opção que seu médico pode considerar dependendo do grau da sua doença. Qualquer cirurgia nos olhos e retina deve ser realizada por um médico oftalmologista especializado. O IOA conta com profissionais qualificados, com anos de experiência e que se mantém atualizados com as mais novas técnicas e tecnologias na área da oftalmologia participando de congressos, simpósios, seminários e cursos de atualização na área.

Hereditariedade

Ainda não existem estudos conclusivos sobre o fato das doenças da retina serem hereditárias ou não, entretanto as informações que existem até o momento indicam uma inclinação neste sentido.

Você também pode gostar
Astigmatismo Alto
+
Astigmatismo Alto

O astigmatismo é uma doença bastante comum caracterizada pela curvatura irregular da córnea. Ela faz com que o paciente enxergue as imagens embaçadas, o que ...

16 de maio de 2016
A Evolução dos Implantes Suplementares na Cirurgia de Catarata
+
A Evolução dos Implantes Suplementares na Cirurgia de Catarata

“A primeira LIO suplementar trifocal do mundo pode ser usada em procedimentos de cataratas de rotina (DUET) ou em pseudofáquicos para a correção da presbiopia. ...

12 de março de 2024
Atenção especial aos pequenos estudantes
+
Atenção especial aos pequenos estudantes

As férias acabaram e é hora de voltar às aulas, momento ideal para redobrar os cuidados com a saúde dos olhos. É fundamental que pais e professores fiquem ...

28 de janeiro de 2019