Instituto de Oftalmologia de Assis | 28 de janeiro de 2019

Atenção especial aos pequenos estudantes

As férias acabaram e é hora de voltar às aulas, momento ideal para redobrar os cuidados com a saúde dos olhos. É fundamental que pais e professores fiquem ainda mais atentos às dificuldades das crianças para enxergarem.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35,8 milhões de brasileiros usam óculos de grau. Profissionais destacam alguns sinais que podem indicar que é hora de visitar um oftalmologista e escolher lentes referenciadas para cuidar da visão.

Fique atento aos sintomas

Dores de cabeça
Geralmente, o primeiro sinal de que algo está errado é a dor de cabeça, aquela que, mesmo com analgésico, não vai embora. Ela ocorre quando se faz um esforço maior para enxergar e as dores costumam ser, na maioria dos casos, na testa.

Piscar com frequência e apertar os olhos
Quando se aperta os olhos para enxergar pode ser que inconscientemente esteja se querendo melhorar o foco da visão.

Trazer objetos para perto dos olhos
Aproximar os olhos de tudo o que precisa enxergar é um sintoma que precisa ser investigado. Esses podem ser sinais de miopia.

Coçar os olhos insistentemente
Essa é uma indicação clássica de fadiga ocular e deve ser monitorada. Nos dias em que a umidade do ar está baixa, essa condição se intensifica e pode a provocar lesões nas pálpebras.

Mostrar dificuldade com a leitura
Quando a criança, já alfabetizada, não consegue ler uma sentença sem se perder nas palavras ou pular linhas, pode ser sintoma de astigmatismo. Acompanhar a leitura com um dedo também pode ser um caso a ser acompanhado por um especialista.

Sensibilidade à luz
Esse é outro sinal fácil de reconhecer. Quando se demonstra incômodo exagerado em ambiente muito iluminado ou ainda sob luz solar, pode ser que haja algum problema ocular.

Observados alguns desses sintomas é necessário procurar um oftalmologista para um diagnóstico completo e, em alguns casos, a indicação de lentes corretivas. Diferente do que a maioria pensa, usar óculos está bem longe de ser um problema. Atualmente, existem várias opções no mercado que permitem que você viva confortavelmente, mesmo se o seu problema for miopia ou hipermetropia.

Você também pode gostar
FILHOS – Quando fazer o primeiro exame?
+
FILHOS – Quando fazer o primeiro exame?

O primeiro exame a ser realizado é o “teste do olhinho”, logo após o nascimento do bebê, onde podemos detectar quaisquer possíveis anormalidades na ...

6 de março de 2020
Aprenda a identificar diferentes profissões ligadas à visão
+
Aprenda a identificar diferentes profissões ligadas à visão

O médico oftalmologista e o optometrista NÃO desempenham a mesma função: faz diferença! Para cuidar da saúde é fundamental escolher um profissional ...

6 de janeiro de 2020
A relação entre o Diabetes e a saúde da visão
+
A relação entre o Diabetes e a saúde da visão

  O diabetes é considerado, mundialmente, um dos maiores problemas de saúde. Manter a glicemia sob controle auxilia na redução dos riscos de doenças ...

27 de novembro de 2019