Instituto de Oftalmologia de Assis | 5 de junho de 2019

Junho Violeta Mês de Prevenção do Ceratocone

Junho violeta: Um mês voltado para a prevenção do ceratocone

Com o tema “Esfregar e coçar os olhos prejudica a visão”, o junho violeta tem o intuito de alertar a população sobre o ceratocone. Um hábito tão comum: esfregar ou coçar os olhos, pode ter consequências sérias.

A Campanha Violet June, é promovida mundialmente pela Keratoconus Awareness Campaign. No Brasil, a Campanha tem o apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e de outras entidades oftalmológicas.

O ceratocone é a distrofia mais comum da córnea e afeta uma em cada duas mil pessoas, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. A doença costuma surgir entre os 13 a 18 anos e tende a se estabilizar aos 35 anos.

O ceratocone, é uma doença da córnea, na qual a córne aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone. Como explica o médico oftalmologista, Victor Antunes.

 

Paciente com ceratocone

 

“Esta alteração causa astigmatismo com irregularidade, o que leva à distorção das imagens e determina limitação para a eficiência das lentes esfero-cilíndricas de óculos. Embora normalmente o Ceratocone não leve a cegueira, pode haver  uma acentuada perda da visão. Inicia-se geralmente na adolescência, afeta um pouco mais as mulheres do que os homens, e evolui geralmente até os 30/35 anos, quando ocorre uma estabilização natural”, comenta o especialista.

 

Para evitar a doença, a recomendação é nunca coçar os olhos, principalmente se há casos de familiares com a doença.

 

O diagnóstico de Ceratocone pode ser devastador para o paciente e sua família por falta de orientação. É fundamental consultar um oftalmologista regularmente, pois somente ele poderá identificar a doença mesmo antes do paciente perceber os sintomas.

 

 

Agende sua consulta com o especialista: Dr. Victor Antunes, pelo telefone: 18 3302-8200

 

Você também pode gostar
Saiba mais sobre a miopia
+
Saiba mais sobre a miopia

O que acontece? A imagem é focada na frente da retina, o que causa um embaçamento visual principalmente para longe. Para corrigir, precisamos trazer a imagem para ...

11 de setembro de 2019
Dr. Victor A. Coronado Antunes ministra palestra no Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (SINBOS)
+
Dr. Victor A. Coronado Antunes ministra palestra no Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (SINBOS)

Dr. Victor A. Coronado Antunes participa do Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (SINBOS), realizado nos dias 22 a 24 de outubro nas dependências ...

23 de outubro de 2015