Instituto de Oftalmologia de Assis | 7 de junho de 2022

Seus pais estão perdendo a visão? Veja como identificar

Uma grande parcela das pessoas é afetada por deficiências, dentre elas as sensoriais são muito frequentes, incluindo a visual e a auditiva. A frequência dessas deficiências aumenta com o passar da idade, e os idosos são particularmente afetados. Todos nós conhecemos algumas pessoas idosas que têm dificuldade de escutar e redução da visão.

A perda desses sentidos traz um impacto negativo na percepção do mundo de uma pessoa, pois reduz a comunicação, independência para atividades diárias e interação com o que a cerca, levando a isolamento social. Associando isso à uma redução de mobilidade por perda de força muscular, restrições de atividades sociais e outras doenças sistêmicas, é comum que o idoso fique cada vez mais introspectivo com o passar do tempo e seu mundo se torne cada vez mais restrito ao seu lar e ao convívio das pessoas que o cercam.

O isolamento social decorrente da senilidade existe e é inegável que progrida para grande maioria das pessoas.

Alguns sinais de que seus pais ou avós possam estar perdendo a visão:

  • Perda de interesse por atividades que costumava gostar. Por exemplo, alguém que gostava de ler o jornal todo dia de manhã ou assistir jogo de futebol. Ou alguém que gostava de ler ou costurar e perdeu o interesse por essas atividades.
  • Erros em atividades que faziam com tranquilidade antes. Por exemplo, errar temperos da comida com frequência, queimar-se nas panelas, esbarrar o carro na garagem.
  • Quedas, principalmente quando em locais conhecidos e rotineiros, podendo levar a fraturas.
  • Pedir para alguém ajudar a ler textos ou rótulos.
  • Tomar remédios errados.

Esses são só alguns exemplos de sinais de que alguém pode estar perdendo a visão de forma lenta e gradual perto de você. Esteja atento a eles ou outros sinais que sejam demonstrados, pois a intenção é identificar o mais precoce possível para tratar a tempo.

A maioria das causas de perda visual tem tratamento e pode ocorrer recuperação da visão da pessoa. Por isso, se você tem alguém na família que está tendo perda visual, traga para uma consulta e faremos o diagnóstico do que está acontecendo e um plano de tratamento para melhorar a visão.

 

Agende sua consulta!

 

Fonte: Blog Viver Oftalmologia.

Você também pode gostar
Especialista em Ceratocone
+
Especialista em Ceratocone

O  ceratocone é uma doença que afeta a “vida útil” da córnea e por isso, em alguns casos, acaba necessitando de um transplante que permita corrigir ...

13 de maio de 2016
IX Congresso Brasileiro da SOBLEC
+
IX Congresso Brasileiro da SOBLEC

Durante os dias 16, 17 e 18 de maio de 2019, aconteceu em São Paulo no hotel Maksoud Plaza, o IX Congresso Brasileiro da SOBLEC, cujo tema foi “Mergulhando ...

20 de maio de 2019
Miopia tem cura?
+
Miopia tem cura?

A cirurgia refrativa é uma opção para corrigir casos refrativos, como a miopia, oferecendo uma melhoria na qualidade de vida e a liberdade de depender de óculos ...

20 de junho de 2023